Dante ganha certificado da ONU Meio Ambiente com campanha “Por Amor ao Mar”

Publicado em 2 de janeiro de 2019 às 12:47

Em dezembro, a ONU Meio Ambiente entregou para o Dante um certificado de reconhecimento e excelência pela participação do Colégio na campanha “Por Amor ao Mar”, cujo objetivo era combater a poluição plástica nos mares e sensibilizar os alunos e toda a comunidade escolar sobre o tema. A iniciativa reuniu 17 instituições de ensino, que juntas pouparam o uso de 1,6 milhão de copos descartáveis de plástico, evitando que seu descarte chegasse à natureza. Os ótimos resultados da “Por Amor ao Mar” também contribuem para a campanha “Mares Limpos – O mar não está para plástico”, que está alinhada com os objetivos para 2030 da ONU em sustentabilidade. O certificado foi entregue por Denise Hamú, representante da ONU Meio Ambiente no Brasil. Foram nove meses de campanha, de março a novembro de 2018, representando também uma economia em dinheiro de R$ 101.838,72.

O convite para participar da “Por Amor ao Mar” veio da escritora Claudia Lima, autora da coleção de livros infantis “Somos Todos Viajantes”, que fala sobre animais e sustentabilidade. Ela procurou o Dante para apresentar seus livros à equipe da biblioteca, que colocou-a em contato também com o Departamento de Gestão Ambiental. “Muitas escolas adiaram o compromisso com as boas práticas e o meio ambiente. Vocês vieram e estão anos-luz à frente deste despertar! Nossa jornada é motivo de muita alegria, assim como os resultados que alcançamos – tanto numéricos, que representam uma quantidade enorme de lixo plástico evitado, como por meio das ações realizadas no fortalecimento dos valores de consumo responsável”, disse Claudia, que também é gestora da campanha, no momento da entrega do certificado.

“Entre as escolas, o Dante se destacou pelas ações realizadas com a finalidade de reduzir o uso de copos, já que várias atividades foram desenvolvidas com alunos e colaboradores, como palestras, aulas especiais e projetos interdisciplinares – o trabalho de produção textual com o tema sustentabilidade em parceria com o Departamento de Língua Portuguesa e a cortina de copos e exposição em parceria com o Departamento de Artes são exemplos disso, assim como o Dia sem Copo”, conta Laura Labaki, técnica em meio ambiente. O Dante forneceu canecas para todos os colaboradores e instalou bebedouros Smart em todos os edifícios, para incentivar os alunos a trazer garrafinhas de casa. Nos eventos, o Colégio também vetou o uso de canudinhos e copos plásticos, substituindo-os por versões biodegradáveis feitas de papel quando não havia alternativas, já que a ideia é reduzir o uso de utensílios descartáveis e gerar a menor quantidade de lixo possível.

Outro diferencial do Colégio é que já havia um grande movimento com o objetivo de reduzir o consumo de copos descartáveis antes mesmo de começar a campanha “Por Amor ao Mar”. “De 2016 para 2017, o Dante já tinha reduzido significativamente o consumo dos copinhos. A campanha ‘Por Amor ao Mar’ veio para somar e dar um gás, acelerando nossos resultados e trazendo respaldo da ONU”, afirma Joaquim Félix, gestor ambiental. Os copos de café foram reduzidos em 89%; e os de água, em 92%.

Em 2018, durante toda a duração da campanha, o Dante prestou contas mensalmente à ONU e à Claudia e o compromisso foi renovado para 2019. A meta do Colégio é zerar o uso de materiais plásticos de uso único e aumentar por meio de mais ações a conscientização de toda a comunidade escolar, envolvendo alunos, professores, funcionários e também as famílias.

Por que é importante parar de usar copos descartáveis?

– Eles não são biodegradáveis e podem levar mais de 400 anos para se decompor no meio ambiente.

– Podem causar danos à saúde, já que o material libera substâncias cancerígenas em contato com o calor de bebidas quentes.

– Quase 90% do lixo encontrado no mar é plástico: principalmente copos, sacolas, canudos e garrafas.

– A maioria dos copinhos descartáveis de plástico não é reciclada. Como o material é muito leve, é necessário um volume muito grande para formar um quilo de resíduos que seja vendável, o que gera desinteresse na cadeia de reciclagem.

– A redução no consumo de copos plásticos gera uma diminuição no lixo e também uma redução de custos, já que o Colégio passa a comprar menos material descartável.

– No oceano, o plástico pode ser engolido por animais marinhos, como as tartarugas, que acabam morrendo.