Dante Escuta
Home / Destaque / Ensino Médio / Institucional / Notícias

Dante firma parceria com ESPM para eletivas

Em 24 de setembro de 2018

Em 2018, o Dante passou a oferecer eletivas aos alunos do Ensino Médio, diversificando a grade curricular e proporcionando um contato mais próximo com os temas preferidos de cada aluno. Com aulas diferenciadas, que vão de gastronomia e cultura italiana a anatomia e fisiologia humana, há também sete eletivas na área de comunicação, tecnologia e inovação em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), uma das principais instituições de ensino superior privado do Brasil. As aulas de cinema, jornalismo, games, empreendedorismo, high-low (construção de wearables, acessórios eletrônicos), inteligência artificial e habilidades digitais do mundo do trabalho foram desenvolvidas por professores do Dante e da ESPM, que dividem a cadeira de forma igualitária.

“A parceria tem como objetivo trazer um embasamento maior com profissionais de fora, que trazem uma experiência universitária bastante rica e aproximam os alunos do Dante do ensino superior. Ela permite que nossos estudantes conheçam a universidade e tudo o que ela pode oferecer, trazendo proximidade com a faculdade e também uma dupla certificação, já que o diploma de conclusão do curso é do Dante e da ESPM”, explica a professora Silvana Leporace, diretora-geral pedagógica do Colégio. “Acredito que é possível criar uma ponte, um diálogo muito próximo, entre a educação básica e o ensino superior. Até porque nosso objetivo final é o mesmo: entregar para o mundo e o mercado de trabalho um cidadão melhor, uma formação completa da pessoa. Nas eletivas, dividimos de fato as aulas com os professores da ESPM, desenvolvendo juntos o conteúdo, a avaliação, tudo”, afirma a professora Verônica Cannatá, coordenadora-assistente de Tecnologia Educacional.

Concordando com Verônica, Jane de Freitas, diretora de marketing e relacionamento estratégico da ESPM, conta que a universidade vem firmando parcerias há dois anos, justamente com o intuito de aproximar a educação básica do ensino superior: “ganha o Colégio, que leva aos seus estudantes um novo modo de pensar, novos contornos e criatividade na solução de problemas, além de expô-los a metodologias e temáticas que podem ajudá-los na escolha de carreiras. E ganha também a ESPM, ao entender e vivenciar a realidade do Ensino Fundamental e Médio a fim de estar preparada para gerar experiências verdadeiramente novas e impactantes a esses alunos, além da possiblidade de identificar talentos e potenciais que agreguem valor à instituição”. A diretora também agradeceu o Dante pela parceria, comentando a ligação entre as duas instituições. “A parceria com o Dante Alighieri era algo desenhado e esperado pela ESPM há muito tempo. O Dante é um dos Top Five colégios no ranking de alunos ingressantes na ESPM dada a semelhança existente entre ambas as instituições e seus estudantes, por conta do perfil e propósito comuns. Então, ter tido a possibilidade de realizar esse projeto e receber o voto de confiança do Dante com relação aos nossos professores e aos conteúdos foi e tem sido gratificante e enriquecedor para a ESPM. Muito aprendizado envolvido! Tenho certeza de que só vai melhorar”, comemora ela.

Bom para a formação acadêmica, para o mercado de trabalho e também para a vida
“Eletivas proporcionam vivência em diferentes áreas, ajudando os alunos na escolha de que carreira seguir. Eles passam a ter uma clareza maior e mais segurança ao optar por uma profissão, embasando a escolha”, afirma Sandra Tonidandel, professora e coordenadora-geral pedagógica do Dante. “Essas aulas diferenciadas são uma grande oportunidade de os alunos ampliarem sua visão de mundo, terem contato com o mercado de trabalho e também com a universidade e aumentarem sua bagagem cultural. Os estudantes sairão daqui mais preparados para fazer escolhas, sabendo o que querem e também o que não querem, que é igualmente importante. Hoje em dia o processo seletivo de empresas e universidades sempre busca um diferencial no candidato. E é isso que as nossas eletivas oferecem aos alunos – um diferencial, um patrimônio cultural, experiências e vivencias. Isso faz deles pessoas mais interessantes para o mundo”, conclui ela.

“Sem dúvida alguma as eletivas colaboram no processo decisório. Mesmo que seja por meio da negativa, da eliminação. É uma prestação de serviço ao aluno e à sua família. Além disso, as eletivas funcionam (e devem funcionar sempre) como uma grande oportunidade dos alunos para incrementar repertório e desenvolver skills”, diz Jane, da ESPM.

Categorias: Destaque, Ensino Médio, Institucional, Notícias
error: Conteúdo protegido!!