Dante é premiado com 6 medalhas na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras

Publicado em 30 de junho de 2017 às 10:34

O Colégio Dante Alighieri, representado por seus alunos, conquistou 6 das 7 medalhas possíveis na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras. No total, foram 162 alunos premiados.

A Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras é a edição brasileira de Mathématiques Sans Frontières, competição criada em 1989, na França, pela Inspection Pédagogique Régionale de Mathématiques, pelo Institut de Recherche sur l’Enseignement des Mathématiques e pela Académie de Strasbourg. O desafio tem como foco a valorização da colaboração entre os jovens e a habilidade de resolução de problemas quando aplicados a grupos de estudantes da mesma série, que devem se organizar para buscar as soluções das situações-problemas.

Em 2017, o Colégio participou pela primeira vez dessa Olimpíada. Ao todo, foram 33 países participantes, 11.200 classes e mais de 280 mil alunos. Do Dante, participaram 17 turmas e 408 alunos do 6º ano à 3ª série. Como apenas a melhor turma de cada série poderia concorrer, as sete melhores classes tiveram suas provas enviadas e conquistaram seis medalhas: 2 turmas com medalha de ouro (6º ano e 1ª série), 3 turmas com medalha de prata (8º e 9º ano e 2ª série) e 1 turma com medalha de bronze (3ª série). No total, 162 dantianos foram premiados.