Dante é a melhor delegação do Fórum Faap

Publicado em 14 de junho de 2018 às 18:26

O Ensino Médio do Dante participou da edição 2018 do Fórum Faap entre os dias 30 de maio e 2 de junho e saiu cheio de prêmios! Além de terem sido consagrados como a melhor delegação do evento, nossos alunos ainda conquistaram alguns prêmios individuais de destaque. Na categoria melhores negociadores, venceram Bruna Papaleo, da 3ª série A, participante do Comitê FMI (em inglês); e a dupla Júlia Assis Azevedo, da 1ª A, e Pedro Ferros, da 2ª D, pelo comitê Liga dos Estados Árabes. Como melhores delegados, foram premiados os alunos Pedro Braga, da 2ª E, pelo comitê FMI (em inglês); Alice Gallian Augusto, da 3ª A, pelo comitê ONU Mulheres; Mariana Schuetze, da 3ª D, pelo comitê de Comunicação (como jornalista); e a dupla Igor Santos, da 3ª F, e Paula Buaiz, da 3ª A, pelo Conselho de Segurança (em inglês).

O Fórum Faap é realizado desde 2005 e tem como objetivo reunir estudantes de Ensino Médio das maiores escolas do Brasil, simulando comitês da Organização das Nações Unidas para promover debates sobre temas de relevância da agenda internacional, fazendo com que os alunos desenvolvam senso crítico, cidadania e compreensão do cenário globalizado. A ideia é discutir soluções e acreditar em um único propósito: um mundo melhor.

“Um evento como esse, além de colocar os alunos em uma situação de representação, fazendo com que tenham que exercer diversas habilidades interpessoais, favorece também na vida acadêmica deles e na criação de autonomia, na maneira como se debruçam sobre o tema que têm que estudar, porque depende completamente deles essa performance”, conta o professor de filosofia e sociologia Felipe Trafani, que junto ao professor Ian Bastos, que também ensina filosofia e sociologia, acompanhou os alunos durante os quatro dias de evento.

“É um desafio, no meio do Ensino Médio, o aluno fazer papel de diplomata, conhecer a política externa e as relações internacionais do país que irá representar, estudar e refletir sobre assuntos complexos como as bitcoins na economia etc.”, afirma ele. Os dois professores ajudaram os alunos na preparação para o Fórum, mas enfatizam que o resultado é mérito todo deles, com um aprendizado completamente autônomo e personalizado.