Dante Escuta
Home / Destaque / Esportes / Notícias

Dante conquista 6 medalhas de ouro na Copa Diggio

Em 2 de dezembro de 2019

O Dante brilhou na Copa Diggio em 2019: foram seis medalhas de ouro em diferentes categorias de basquete, handebol e futsal. O torneio é realizado desde 2008 e, hoje, conta com a participação de cerca de 200 equipes de 70 colégios de São Paulo. A competição dura o ano todo e, em novembro, chega às tão esperadas finais, em que os dantianos conquistaram importantes resultados.

basquete masculino

No basquete masculino, duas equipes sagraram-se campeãs, nas categorias sub 13 e sub 16. “Conquistamos dois ouros, fomos vice-campeões na sub 18 e ainda disputamos uma semifinal pela sub 14. Tivemos um desempenho muito bom e mantivemos nossa tradição no basquete, que sempre foi o forte do Dante nos esportes, além de já estarmos vendo resultados positivos após termos mudado nossa metodologia de treinamento”, explica o professor de educação física Adriano Jantália, treinador dos times.

basquete masculino ganhou

Segundo ele, o resultado é reflexo da nova aplicação da pedagogia do esporte, cujo objetivo é fazer com que o aluno entenda o jogo, tendo uma visão mais macro e completa. “Isso faz com que o desempenho das equipes melhore significativamente. Os jogadores têm uma performance melhor em quadra, não focam apenas nos fundamentos, e sim em princípios defensivos e ofensivos”, complementa o treinador.

basquete feminino

Já no basquete feminino o ouro foi conquistado pelo time sub 14, que disputou a final no próprio Dante contra o Etapa em uma partida acirrada. “Foi um jogo muito disputado, do começo ao fim. Nós já havíamos perdido para o Etapa em uma fase anterior, e o placar foi decidido só no último quarto do jogo. O que fez a diferença foi o psicológico. As meninas tiveram cabeça para segurar o resultado, já que abrimos uma vantagem de 6 pontos no final e conseguimos manter a diferença graças à tranquilidade delas, fruto de muita paciência e maturidade. Foi um amadurecimento que elas conquistaram este ano”, conta Beatriz Fernandes, professora de educação física e treinadora da equipe.

futsal sub 12 campeão

No futsal masculino, o Dante manteve a marca de duas medalhas de ouro com as equipes sub 12 e sub 13, além de uma medalha de bronze conquistada pela equipe da categoria sub 11. “Este ano marcou a estreia do time sub 11 em competições e, mesmo tendo ficado em terceiro lugar, eles competiram na série ouro, bastante disputada, sendo também um bom resultado”, comenta o professor de educação física Eduardo Sedano, treinador dos meninos. A equipe do sub 12 também conquistou o 4º lugar na série ouro da Liga de Esportes Escolares, outra competição considerada bastante desafiadora. “No total, tivemos mais de 40 alunos jogando, vindos do 5º ao 8º ano do Ensino Fundamental, e conseguimos dar oportunidade para todos jogarem, trabalhando com o maior número de atletas possível e mesclando bem. Em retrospecto, o ano de 2019 foi muito bom para os meninos do futsal, e com esses títulos tivemos um encerramento legal cheio de conquistas para eles”, elogia o treinador.

time futsal sub 14

Encerrando a lista de campeões do Dante na Diggio, o time masculino de handebol da categoria sub 14 ganhou do Pueri Domus na final, conquistando mais um ouro para o Colégio. “O time teve que se formar durante a competição, contando com dois atletas do sub 15 que se juntaram à equipe. Chegamos a perder alguns jogos na fase de grupos por pequenos detalhes, mas na fase final o time correspondeu e conseguimos conquistar nossos objetivos. Esse grupo tem boas perspectivas para o ano que vem também”, comenta o professor de educação física Joao Rafael Ranieri, treinador da equipe, que também fez questão de agradecer as diretorias executiva e pedagógica do Dante por todo o apoio durante a Copa Diggio.

time handebol
Categorias: Destaque, Esportes, Notícias