Dante celebra compra de telescópios e início de novo curso de Astronomia

Publicado em 16 de setembro de 2016 às 11:22
Categorias: , ,

O Colégio Dante Alighieri celebrou, na noite de 8 de setembro, o início de uma nova fase para a oficina de Astronomia do programa Cientista Aprendiz: a apresentação do primeiro curso de observação do céu noturno. Realizado no auditório Guglielmo Raul Falzoni, o evento reuniu coordenadores, professores, alunos e pais, que assim puderam conhecer a parte teórica do curso bem como os telescópios e outros equipamentos que serão utilizados nas aulas.

O encontro foi aberto pelo professor Marcos Calil, que fez uma breve introdução a respeito do conteúdo programático da oficina de Astronomia. Em seguida, Marcos tratou do funcionamento do curso de observação do céu noturno, detalhando a quantidade de aulas e os horários em que elas acontecerão. O destaque ficou por conta da apresentação, também, dos novos modelos de telescópios recentemente adquiridos pelo Colégio, ao lado da exposição de acessórios essenciais para otimizar a observação dos astros. Por fim, os presentes se dirigiram à cobertura do edifício Michelangelo, onde puderam, com o uso desses mesmos telescópios, observar o céu noturno de São Paulo.

“A compra de um telescópio de excelente qualidade é muito difícil no Brasil. Por conta disso, foi extremamente válido comemorar essa aquisição”, comentou o professor Marcos Calil. “O curso não será apenas observar o céu e contemplar a poesia e beleza da natureza, mas também entender a ciência por trás de tudo isso e compreender os fenômenos. Existe toda uma investigação científica. A ideia é fazer com que os alunos saibam observar o céu, prever os fenômenos, entender a tecnologia e matemática aplicadas nisso e o quanto isso reverte para o nosso dia a dia em termos de benefícios”, completou.

, ,