Dante celebra 64 anos da República italiana

Publicado em 2 de junho de 2010 às 13:12

Por Bianca Spina Papaleo, Felipe Morelli Guazzelli, Julia Felix e Marcella Chartier
O Colégio comemorou, no início de junho, como faz todos os anos, o aniversário da República Italiana. Desta vez, porém, além da tradicional cerimônia no pátio — protagonizada pelos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental que, enquanto agitam as bandeiras do Brasil e da Itália, cantam os hinos nacionais dos dois países, e organizada neste ano no dia 2 —, os alunos de 4os e 5os ano do Ensino Fundamental se apresentaram na Festa Nacional Italiana, realizada, no dia 1º de junho, no Museu da Casa Brasileira. Neste evento, três classes foram sorteadas para ali cantar, igualmente, os hinos nacionais italiano e brasileiro.

Na solenidade do dia 2, estavam presentes o cônsul-geral da Itália em São Paulo, sr. Mauro Marsili, sua esposa, Carla Marsili, o diretor do Istituto Italiano di Cultura, Attilio de Gasperis, e a presidente da Scuola Eugenio Montale, Sandra Papaiz, além de membros da diretoria executiva, associados e conselheiros do Colégio, entre outros convidados. O presidente do Dante, dr. José de Oliveira Messina, abriu a cerimônia falando sobre as relações entre Brasil e Itália. “A cada dia que passa, a Itália e o Brasil se aproximam mais”, afirmou, e referiu-se, em seguida, à parceria entre nossa Escola e o Istituto Italiano di Cultura (as salas de aula dantianas serão cedidas à instituição para aplicação de exames de certificação da língua italiana).

“Estou aqui há três meses e já percebi a extraordinária presença da Itália nesta metrópole. Esta festa é uma ocasião muito importante para lembrar nossas raízes”, afirmou o cônsul em discurso.
Para o diretor do Istituto Italiano di Cultura, Attilio de Gasperis, a cooperação entre nossa Escola e a instituição que ele representa é essencial e deve crescer no próximo ano. “Em 2011, além do centenário do Dante Alighieri, será comemorado o ano da Itália no Brasil. Esta escola é nossa parceira essencial, pois permite a realização desse rico intercâmbio cultural.”