Dante apresenta programa de Middle School, destinado a alunos do 7º e 8º ano

Publicado em 21 de outubro de 2016 às 12:14

O Colégio Dante Alighieri realizou, na noite de 18 de outubro, uma apresentação sobre o programa Middle School Global Leaders, projeto inovador de ensino em inglês que será oferecido na instituição em 2017 para alunos do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental. O encontro destinou-se exclusivamente aos pais dos alunos que integram, portanto, o 6º e 7º ano em 2016. A apresentação foi conduzida pela professora Rossella Beer, coordenadora do Dante High School, e por Rogério Abaurre, representante da HSE (empresa que intermedeia o trabalho entre a Universidade do Missouri, responsável pelo programa internacional de High School, e as instituições brasileiras que oferecem o curso).

Formalizado em parceria com a Universidade do Missouri (Mizzou), o Middle tem uma carga horária menor do que a do High School: enquanto este, oferecido para alunos do 9º ano à 2ª série do Ensino Médio, consiste de 8 aulas semanais, aquele se compõe de 4 aulas semanais. Mesmo assim, conta com um currículo que integra as áreas de Ciências e Humanas e trabalha intensamente a língua inglesa, dando prioridade a questões de natureza social apontadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) como cruciais – entre as quais se distinguem as de meio ambiente, política, direitos humanos e voluntariado.

A professora Rossella destacou que o programa internacional de High School da Mizzou é o único nos Estados Unidos mantido por um College of Education. “É muito importante termos um curso conduzido por pedagogos, pois, na prática, temos com quem falar diretamente. Sempre haverá alguém que entende bastante de educação para ajudar a resolver qualquer questão, e sempre poderemos chegar a consensos a partir do trabalho de equipes que entendem do assunto”, explicou.

Rogério e Rossella assinalaram, também, que o programa de Middle School poderá facilitar o acesso dos alunos ao High School, uma vez que a participação no exame para ingresso neste não será obrigatória, ficando antes condicionada aos resultados obtidos no Middle no decorrer dos dois anos.

De acordo com o cronograma de aulas, os alunos do 7º ano estudarão o Middle às segundas e quartas-feiras, enquanto os do 8º ano o farão às terças e quintas-feiras. Haverá três opções de horários: 13h30 às 15h, 15h30 às 17h e 18h30 às 20h.

A prova de ingresso do Middle School Global Leaders será realizada em 28 de outubro. Os resultados serão publicados a partir de 16 de novembro, quando se fará também o encaminhamento de orientações sobre a matrícula.

Em meio às respostas às muitas dúvidas dos presentes, Rossella e Rogério ressaltaram que as famílias receberão, em breve, informações mais detalhadas a respeito do programa. Contudo, esclarecimentos podem ser desde já obtidos no Departamento do Dante High School ou pelo telefone 3179-4400, ramal 4266.

no images were found