Dante apresenta professores italianos e brasileiros do Curso de Língua e Cultura Italiana

Publicado em 13 de fevereiro de 2017 às 17:53

O Colégio Dante Alighieri realizou, na noite de 6 de fevereiro, uma reunião de pais para falar do Curso de Língua e Cultura Italiana, que atualmente atende alunos do Ensino Fundamental I. Mais precisamente, a proposta foi fazer aos pais – tanto de alunos que já integravam o programa, como daqueles que acabaram de ingressar no curso – uma apresentação oficial dos professores do programa, ampliado com a integração, ainda em 2016, de dois professores falantes nativos do italiano, o que favorece um aprendizado mais rico do idioma.

Com isso, as professoras Ana Carolina Varuzza e Marina Perez, que já trabalhavam com os pequenos dantianos, ganharam a companhia dos professores Francesco de Santi e Flaminia Propersi, já familiarizados, porém, com a comunidade dantiana. Agora, os professores de ambas as nacionalidades trabalham em dupla para oferecer aos alunos uma experiência mais intensa de contato com a cultura italiana.

Na reunião, conduzida pela coordenadora do Departamento de Italiano, professora Angela Angoretto, os quatro professores falaram de suas formações acadêmicas e vivências no ensino em italiano. Eles também aproveitaram para falar das vantagens dos estudos nesse programa. A professora Ana Carolina, por exemplo, falou da possibilidade do desenvolvimento de um trabalho mais individualizado.

“Cada professor tem seus costumes e práticas com diferentes tipos de técnicas para ensinar, mas sempre envolvendo a autonomia dos alunos e a proposta da colaboração entre eles mesmos. Também conseguimos nos aproximar mais dos alunos e desenvolver aulas mais imersivas, adaptadas para a personalidade de cada classe, cada qual tendo a sua própria identidade”, explicou.

No final do encontro, os professores ficaram à disposição dos pais, que puderam tirar dúvidas e opinar sobre o CleCI, oferecendo diferentes pontos de vista para enriquecer o programa. Entre os comentários, pais e mães elogiaram, por exemplo, o desenvolvimento dos filhos no decorrer dos estudos em 2016.

Mais informações sobre o CleCI podem ser obtidas com a professora Angela Angoretto na Coordenação, pelo telefone 3179-4400, ramal 4199.