Dante anuncia finalistas para trabalho na ISS com a NASA

Publicado em 30 de novembro de 2017 às 16:53

O Dante anunciou, no dia 16 de novembro, os três projetos finalistas que participarão de uma seleção que escolherá um deles para ir a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS)! O experimento, levado em um foguete da empresa americana SpaceX em 2018, será executado por um astronauta da Agência Espacial Americana (NASA) e, depois de quatro a seis semanas, será trazido de volta à Terra para análise dos resultados.

Em uma cerimônia realizada no auditório Guglielmo Raul Falzoni, os dantianos responsáveis pelos projetos se reuniram e tiveram a oportunidade de apresentar suas pesquisas para colegas, professores e coordenadores. Além disso, todos os participantes dos 10 trabalhos receberam um certificado e uma vaga para o Cientista Aprendiz, caso optem pelo curso em 2018.

“Vocês agora representam os jovens brasileiros nessa competição”, afirmou a professora Sandra Tonidandel, coordenadora-geral pedagógica. “O mais bacana desse projeto como um todo é a colaboração, o reconhecimento, o acolhimento de todos os talentos nos grupos e a valorização, elementos que resultaram em trabalhos desse porte. Eu me encho de orgulho de tudo que vocês fizeram e todos estão de parabéns”, completou.

Por fim, os três trabalhos finalistas foram anunciados. Confira abaixo:

Cimento espacial”. A questão que se quer investigar é: de que forma a microgravidade afeta o processo de endurecimento do cimento? A hipótese considerada pelos autores é a da possível ocupação de outros planetas pelo homem, algo que se torna uma realidade cada vez mais próxima. Por isso, para o experimento, serão acrescentados outros elementos ao cimento, como mistura de plástico verde. A turma descobriu que na ISS há uma impressora 3D que usa esse material, por isso fará uso dele, que é um plástico sustentável. As matérias envolvidas foram física e química.

Efeitos da microgravidade sobre o sangue conservado para transfusão sanguínea”. A pergunta que os alunos se propõem a responder é: como o sangue conservado para transfusão sanguínea se comporta em um ambiente de microgravidade? Este trabalho da área médica visa ao estudo de possibilidade de atendimento de astronautas que venham a precisar de transfusão de sangue.

A intervenção do tungstato no desenvolvimento bacteriano na microgravidade”. A pergunta é: de que maneira a microgravidade interfere na atuação do tungstato de prata na inibição do desenvolvimento bacteriano? A bactéria utilizada foi a causadora do tétano. Este trabalho de física, química e biologia usa o tungstato, substância desenvolvida recentemente por um cientista brasileiro como forma de combater o tétano. Um dos objetivos é investigar se há formas de criar uma vacina mais barata para a doença.

no images were found