Entre os meses de maio e junho, o Dante recebeu os familiares dos alunos do Ensino Fundamental para dois encontros muito especiais, realizados em datas distintas e marcados por boas trocas de experiências e acolhimento. Esse é o “Crescendo Juntos”, uma proposta que fortalece a parceria escola e família, integrando os saberes da equipe pedagógica aos diferentes contextos familiares em que as crianças se desenvolvem, com o olhar cuidadoso para a sua formação integral.
Crescendo Juntos promove encontro de responsáveis
Com o tema “Como apoiar as crianças nos estudos”, foi realizado no dia 23 de maio o encontro com os responsáveis dos alunos do 4º e 5º anos, na Biblioteca Infantil, após a recepção com um café na cobertura do edifício Michelangelo. Em formato de roda de conversa e ambientado em um espaço muito conhecido entre os alunos do Ensino Fundamental, a reunião foi conduzida pelas orientadoras educacionais do 4º e 5º anos, Marina Galvanini e Anna Carolina Targa, e da psicóloga da equipe de orientação educacional, Bruna Maranholi.
Em sua segunda edição, o “Crescendo Juntos” refletiu sobre a importância do hábito de estudo diário, relacionando-o com um dos pilares para o sucesso escolar e pessoal das crianças e dos adolescentes. Durante o encontro, as orientadoras buscaram mostrar aos familiares que a prática regular colabora com o desenvolvimento da disciplina, da autonomia e da responsabilidade, além de preparar os alunos para o enfrentamento de um desafio com confiança.
“É nesse momento de escuta e diálogo que os responsáveis percebem que não estão sozinhos e que, muitas vezes, enfrentam situações semelhantes. O ‘Crescendo Juntos’ é um momento de acolhimento e de construção de estratégias para lidar com situações do dia a dia”, comenta a orientadora Anna Carolina.
Para auxiliar os responsáveis nessa jornada, algumas dicas, estratégias de estudo e indicações de jogos, que estimulam a memória, a coordenação e o pensamento rápido, foram compartilhados como material de apoio aos pais e às mães. Entre as principais orientações, destacam-se: estabelecer um horário fixo de estudo na rotina, com início e fim bem definidos; relacionar os conteúdos aprendidos com vivências do dia a dia e proporcionar um ambiente livre de distrações.
“Ao abordar esse tema com os responsáveis, a escola fortalece a parceria família-escola e oferece orientações práticas que ajudam a transformar o momento do estudo em casa em uma experiência mais positiva, estruturada e significativa. Além disso, contribui para prevenir dificuldades futuras, promovendo desde cedo a construção de uma base sólida para o aprendizado contínuo”, comenta a orientadora Marina.
De acordo com a psicóloga Bruna Maranholi, é fundamental adaptar a rotina de estudo de forma individualizada para crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem e/ou necessidades educacionais especiais. “Um ambiente silencioso, com poucos estímulos visuais e sonoros, contribui significativamente para a concentração e o aproveitamento. Recomenda-se que o tempo de estudo seja de 40 a 60 minutos diários, com pausas curtas a cada 15 ou 20 minutos, especialmente para crianças com dificuldades atencionais”, orienta.
Roda de conversa movimenta Colégio
No dia 6 de junho, foi realizada a sessão com o tema “Desenvolvimento das habilidades sociais: autonomia e resolução de conflitos”, na cobertura do edifício Michelangelo. O encontro recebeu as famílias dos alunos do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental e foi mediado pelas orientadoras educacionais Ana Paula Lourenção e Ana Fábia Fonseca.
Na ocasião, foi proposta uma reflexão com os responsáveis acerca de como acolher seus filhos quando chegam em casa. “Fizemos um guia aos pais e às mães para ajudá-los a desenvolver repertório para que os filhos consigam resolver seus conflitos de forma mais autônoma”, esclarece a orientadora Ana Fábia. E completa: “o encontro procurou transmitir que os conflitos vão acontecer e são necessários para que as crianças desenvolvam uma base emocional para lidar com as frustrações nos relacionamentos e, com isso, aprenderem a se posicionar”.
Assim como no encontro anterior, a sessão também distribuiu um material de apoio aos familiares. Entre as principais recomendações, destacam-se o passo-a-passo do modo como reagir quando a criança estiver diante de um problema, além dos critérios para escolher uma boa solução e para fazer a criança entender que todos, inclusive os adultos, passam por situações difíceis. A orientadora Ana Paula explica que o guia pode auxiliar na resolução de conflitos, ao abordar como as “famílias podem ajudar os filhos a se acalmarem e a encontrarem soluções”.
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