Coordenadora do Departamento de Biologia do Dante é premiada como Excelente Educadora pela Universidade de Chicago

Publicado em 3 de junho de 2020 às 16:53
Categorias:

A professora Paula Reis, Coordenadora do Departamento de Biologia do Dante, recebeu o honroso prêmio de Outstanding Educator (Excelente Educador, em tradução livre) da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.

“Fiquei muito feliz por receber o prêmio. O Dante é um colégio incrível que oferece a oportunidade de reconhecimento pela dedicação. Poder preparar alunos que vão brilhar em universidades dentro e fora do país é um exemplo disso. Eu não esperava receber homenagem de uma universidade tão importante quanto a Univesity of Chicago e me senti mesmo muito honrada e agradecida”, comenta a professora.

A premiação anual é dedicada a professores que são indicados por alunos recém-admitidos na universidade. O propósito é reconhecer o trabalho de educadores para além do ensino diário, mas também pelos ensinamentos que deixam na vida de seus alunos.

Quem indicou a professora Paula ao prêmio foi o ex-aluno dantiano Felipe Ferla, recém-ingressado na Universidade de Chicago para a turma de 2024 no curso de engenharia molecular com foco em bioengineering.

Sobre a relação de mestre e aluno com Felipe a professora conta que “ele sempre foi muito querido, amava as aulas de genética e tinha sempre colocações muito interessantes e inteligentes. Ele vai sem dúvidas contribuir para o progresso científico e tecnológico da sociedade. Conversamos ainda pelas redes sociais, estarei sempre torcendo e empolgada pelo sucesso tanto dele como de todos os meus alunos”.

Na carta da Universidade de Chicago, o Vice-Reitor e Chefe de Gabinete, Peter Wilson, escreve que “um Outstanding Educator pensa cuidadosamente em suas instruções, compartilha um amor contagioso pelo aprendizado e cuida de seus alunos dentro e fora de sala de aula”. E são justamente essas qualidades que Felipe destaca como as que o levaram a indicar a professora Paula para o prêmio.

O jovem de 17 anos afirma que até a 2ª série do Ensino Médio estava muito indeciso sobre qual faculdade e carreira seguir por, até então, não ter se identificado suficientemente com nada. O que despertou seu interesse pela engenharia genética foram conversas que teve com a professora Paula antes e depois das aulas. “Ao perceber que o tema chamou minha atenção, a professora não hesitou em responder todas as minhas dúvidas e compartilhar ainda mais sobre o que ela sabia comigo”, conta.

“Diria que a coisa mais importante que ela fez por mim, além de dar o ponto de partida à minha paixão pelo assunto, foi me motivar a seguir por esse caminho na faculdade e se manter disposta a responder qualquer questão que eu tivesse. Além disso, a professora Paula foi uma das pessoas que me ajudaram no processo de aplicação para o exterior, tanto orientando com informações como escrevendo uma das minhas cartas de recomendação”, termina.

Um prêmio que destaca o trabalho de um professor traz luz também à importância do conhecimento e da ciência em todas as suas áreas. Sobre isso, a professora Paula afirma: “a ciência nos faz compreender o mundo, entender a vida para vivermos com qualidade. Além do mais, a ciência e a tecnologia no mundo contemporâneo são os instrumentos essenciais para crescimento, desenvolvimento, preservação do meio ambiente, difusão de conhecimento, melhorias na sociedade e democratização das oportunidades”.