Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube
Home / Ensino Fundamental II

Contação de história apresenta M. de Barros ao 9º ano

Em 18 de setembro de 2013

“As coisas não querem mais ser vistas por pessoas razoáveis. Elas desejam ser olhadas de azul. Que nem criança que você olha de ave”. O trecho anterior é uma pequena mostra da busca do poeta Manoel de Barros pelos mais diversos, originais e simples significados das coisas. E foi justamente o universo poético desse mato-grossense de 96 anos que os contadores de história Kiara Terra e Marko Concá apresentaram aos alunos do 9º ano do Colégio Dante Alighieri em 16 de setembro.

A atividade fez parte da programação da XVI Feira do Livro do Colégio, marcando, também, o início dos estudos do 9º ano sobre Manoel de Barros, um dos mais importantes poetas brasileiros ainda vivos.

Autor criativo e original, mais interessado nas histórias inventadas do que em uma biografia baseada em fatos concretos, Manoel de Barros não poderia ser retratado de forma convencional. Assim, Kiara Terra e Marko Concá buscaram maneiras criativas de passar aos alunos o olhar do poeta sobre o mundo.

“Baseamos-nos no eu-lírico do Manoel de Barros e na forma como ele se coloca. Utilizamos algumas coisas da biografia inventada (“Memórias inventadas: a segunda infância”, um dos livros do escritor) e do documentário (“Só dez por cento é mentira – A desbiografia oficial de Manoel de Barros”, dirigido por Pedro Cezar)”, explicou Kiara Terra.

“Para Manoel de Barros, o mais importante é a biografia que criou para ele mesmo. Ele quebra uma série de expectativas e mostra diversas possibilidades de reinvenção,  possibilidades que estão além das coisas concretas”, completou.

Assim, utilizando apetrechos e músicas (como “Sonífera Ilha”, dos Titãs, e “Tempo perdido”, da Legião Urbana, executadas ao violão), Kiara e Marco contaram a história de um menino, filho de um pai extremamente exigente. Nascido em uma ilha, o garoto se sentia totalmente deslocado, o que o levou a tentar deixar o local saltando de um abismo.

O menino caiu em um rio enorme, impossível de ser atravessado. Apenas na companhia de um homem-árvore, ali viveu por muitos anos. Com o tempo, começou a ver as coisas com outros olhos, dando-lhes significados diferentes do usual, e espalhou muitas palavras pelas águas. Um dia, o rio secou e ele finalmente pôde atravessar para o outro lado, chegando, porém, ao mesmo lugar de onde havia saído: sua casa.

“O menino inventou sua própria existência ainda vivo. Manoel de Barros mostra a importância de reinventar as delicadezas. Mostra que as histórias mais verdadeiras são as que a gente inventa”, encerrou Kiara.

Coordenadora do Departamento de Língua Portuguesa, a professora Maria Cleire Cordeiro se emocionou com a contação de história e explicou o porquê de Manoel de Barros ser estudado por alunos do 9º ano.

“Todo ser humano tem que conhecer Manoel de Barros. Com essa atividade, os alunos começam a estudar o poeta. Eles vão aprender porque ‘poesia é voar fora da asa’”, afirmou a professora, fazendo referência a um famoso verso do poeta.

Categorias: Ensino Fundamental II