Home / Conheça o Colégio / Biblioteca

INSCRIÇÃO

Todos os alunos, quando ingressam no 1º ano do Ensino Fundamental, estão automaticamente inscritos, sendo a identificação feita através do crachá ou da caderneta escolar.

UTILIZAÇÃO E RESPONSABILIDADE DO USUÁRIO

Para utilizar os vários setores da Biblioteca, o usuário deverá observar as seguintes orientações:

• Apresentar o crachá de identificação ou caderneta escolar para qualquer tipo de atividade.
  • Estar uniformizado.
  • Deixar as mochilas nos escaninhos localizados fora da Biblioteca e entrar somente com o material necessário para o trabalho.
  • É expressamente proibido comer e beber nos ambientes.
  • Zelar pelo material emprestado.
  • Substituir o material extraviado ou danificado, seja ele livro, periódico, DVD, CD, etc., e comunicar imediatamente o fato para que sejam tomadas as devidas providências.
  • Agendar com antecedência – para o período contrário ao das aulas – a data para executar uma pesquisa, de modo que todo o material possa ser separado.
  • Não é permitida a permanência na Biblioteca no período de aula.
  • As obras de referência, como enciclopédias, atlas, mapas, dicionários, não são circulantes.

PAIS OU RESPONSÁVEIS

Os pais ou responsáveis não poderão permanecer na Biblioteca para auxílio dos alunos na realização de trabalhos ou para qualquer outro propósito, exceto para a solicitação de empréstimo de livros.

DEVOLUÇÃO

A devolução é realizada no balcão de atendimento, devendo-se observar o prazo a fim de evitar atrasos. Cabe registrar que qualquer pendência impede o usuário de realizar empréstimos e reservas.

PENALIDADE

Para cada dia de atraso, será cobrada do usuário uma multa no valor de R$ 1,00 por material retirado. Caso haja qualquer pendência na Biblioteca, não apenas o empréstimo será bloqueado, como o usuário ficará impedido de utilizar o Centro de Pesquisa Multimídia.

BIBLIOTECA CENTRAL

Atende a alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª à 3ª série do Ensino Médio, bem como a ex-alunos, responsáveis e colaboradores.

Empréstimo:

3 livros de cada vez por 14 dias.

Reserva de Materiais:

Será efetuada desde que o usuário não tenha pendências com a Biblioteca. O material, ao retornar do empréstimo, ficará reservado por 48 horas; após esse período, terá fim a prioridade do atendimento.

Renovação de Empréstimo:

Será efetuada caso o material não possua reserva por parte de outro usuário e desde que o interessado em renová-lo não tenha nenhuma pendência. No ato da renovação, o material e o crachá de identificação deverão ser apresentados para efetuação do processo. Aos responsáveis e colaboradores é também permitida a renovação por telefone.

BIBLIOTECA INFANTIL

Atende a alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, responsáveis e colaboradores.

Empréstimo

1 livro de cada vez para os alunos por 7 dias
3 livros de cada vez para os colaboradores ou responsáveis por 7 dias

Para reservas e renovações de empréstimo, deve-se seguir o mesmo procedimento da Biblioteca Central.

HORA DO CONTO

Atende alunos da Educação Infantil e 1º ano para desenvolver atividades com a professora.

Empréstimo

É realizado somente aos alunos do 1º ano:
1 livro de cada vez para os alunos por 7 dias

CENTRO DE PESQUISA MULTIMÍDIA

Atende exclusivamente a alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental, tanto quanto da 1ª à 3ª série do Ensino Médio, além de colaboradores.

Permite a pesquisa e a exploração dos programas disponíveis, possibilitando o acesso à internet.

Empréstimo:

Somente para colaboradores, com a permissão de até 3 CDs ou DVDs de cada vez, por um dia.

SALA DE ESTUDO

Utilizada para aulas com foco no desenvolvimento de estudos. O agendamento para seu uso deve ser feito no balcão da Biblioteca Central.