Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube Linkedin
Dante Escuta
Moodle Colégio Dante Alighieri
Home / Conheça o Colégio / Biblioteca

Biblioteca

Na Estante nº17 – Abril/2020

O mês de março tornou-se um divisor de águas em nossas vidas. A suspensão das aulas presenciais, o confinamento de todos em suas casas, a preocupação com o futuro. São tantas as interrogações que povoam nossas mentes, que às vezes torna-se quase difícil respirar. E nem é por conta do contágio do novo coronavírus, mas sim pela ansiedade do desconhecido. Infelizmente, devido aos atropelos, não tivemos o boletim do mês de março. No entanto, trabalhando em casa, nos vemos na obrigação de levar a toda a comunidade escolar algumas sugestões de leitura que vêm bem a calhar com o momento em que vivemos. Até mesmo porque abril é o mês em que se comemoram o Dia Internacional do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor. Outra data importante: o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Enfim, apesar dos pesares, temos muito a comemorar e a refletir. E para isso, nada como a leitura de um bom livro! Desejo de que o boletim acrescente alegria e prazer em suas horas.

Equipe Biblioteca Central

DICAS DE LEITURA

Neste mês, voltamos nosso olhar para obras a respeito da educação infantil e sobre o autismo, sem deixar de lado a leitura de lazer. Confiram!

CÉREBRO E EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor: Nicola Call / Sally Featherstone

Sinopse: Neste livro, as autoras apresentam diversas propostas práticas sobre como aplicar os resultados das pesquisas atuais em ciência cognitiva à aprendizagem de crianças de até 5 anos. Entre outros tópicos, a obra traz atividades para: desenvolver a autoestima e a inteligência emocional; ensinar as crianças a fazer mapas mentais; maximizar a aprendizagem por meio de música e movimento; promover bons relacionamentos com pais e cuidadores.

BURACOS

Autor: Louis Sachar

Sinopse: Acusado de roubar um precioso par de tênis, Stanley Yelnats é condenado a ir para um reformatório, localizado no leito seco de um lago. Todos os dias, cada um dos internos é obrigado a escavar um imenso buraco na terra dura e seca, sob um sol de rachar. Stanley percebe que na verdade os chefes do reformatório buscam alguma coisa que deve estar enterrada por ali. As relações entre os internos, as dificuldades para conseguir água, as brigas pelo poder entre os meninos e os dirigentes se entrelaçam com a revelação de episódios envolvendo os antepassados de Stanley, de seu amigo Zero e dos habitantes do lugar, na época em que o lago ainda existia. Os fatos se encadeiam, explicando o azar que sempre perseguiu a família Yelnats e a acusação injusta a Stanley

POR ONDE VOCÊ ANDOU, ROBERT?

Autor: Hans Magnus Enzensberger

Sinopse: Com um sólido conhecimento histórico, com sua sensibilidade de poeta e com pleno domínio das técnicas romanescas, Enzensberger dispensa a distinção entre literatura “adulta” e “juvenil”: o que ele faz é apenas literatura de alta qualidade. Neste livro, seu protagonista é Robert, um adolescente que de vez em quando precisa esfregar os olhos porque vê pequenas manchas. À medida que essas manchas vão se definindo como imagens, Robert passa a gostar cada vez mais do seu “problema”: as manchas são como um sonho que ele pode viver individualmente, recolhido na intimidade de sua imaginação. As imagens que surgem diante dos olhos de Robert vão se transformar em sete viagens para lugares diferentes, mas sempre recuando cada vez mais no tempo. Entre uma e outra, Robert, como todos os viajantes, aprende sobre o mundo, sobre a vida e sobre si mesmo.

COMO SER LEGAL

Autor: Nick Hornby

Sinopse: Autor de ‘Alta fidelidade’ (adaptado para o cinema e o teatro), ‘Febre de bola’ e ‘Um grande garoto’, entre outros, Nick Hornby traz neste livro a personagem Kate Carr – uma mulher que precisa passar sua vida a limpo. Ela é médica e não consegue ajudar totalmente os pacientes; divide seus dias entre o trabalho, as contas a pagar e um amante sem graça, enquanto o marido, um escritor de colunas maldosas, cuida da casa e das crianças. De um estacionamento, pelo telefone celular, ela resolve pedir o divórcio ao marido. A partir daí, Kate passa a avaliar, de maneira sarcasticamente engraçada, os rumos que sua vida tomou, colocando em xeque se ela realmente seria uma pessoa tão legal quanto julgava ser.

O PENÚLTIMO SONHO

Autor: Ángela Becerra

Sinopse: No melhor hotel de Cannes acontece o primeiro encontro entre Joan Dolgut e Soledad Urdaneta. Joan, um jovem garçom, filho de um republicano espanhol, foi enviado à França pelo pai para escapar da guerra civil espanhola; Soledad é a belíssima filha adolescente de um milionário colombiano que viaja com a família pelas cidades mais sofisticadas de toda a Europa. Joan não pode sequer levantar os olhos para tão refinada hóspede, que, no entanto, já lhe roubou o coração. Porém, sua habilidade ao piano os aproximará, e música e gestos se transformarão em conversas e, logo, em encontros furtivos de paixão febril, numa felicidade sonhada que se esfacelará contra o muro de todas as convenções da época. Anos mais tarde, seus respectivos filhos tentam descobrir o grande segredo que dominou a vida dos pais e os levou à morte.

DEZ COISAS QUE TODA CRIANÇA COM AUTISMO GOSTARIA QUE VOCÊ SOUBESSE

Autor: Ellen Notbohm

Sinopse: “Dez coisas que toda criança com autismo gostaria que você soubesse”, de Ellen Notbohm, descreve dez características que ajudam a entender – e não a definir – as crianças com autismo. Esta edição atualizada analisa com mais profundidade as questões de comunicação e habilidades de processamento social, bem como o papel importantíssimo das perspectivas dos adultos no sentido de guiar a criança com autismo para uma vida expressiva, independente e produtiva.

error: Conteúdo protegido!!