Português Italiano Inglês Español
Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube Linkedin
Home / Conheça o Colégio / Biblioteca

Biblioteca

Na Estante nº14 – Setembro/2019

Envelhecer, verbo que ninguém deseja conjugar. Entretanto, feliz daquele que consegue chegar à terceira idade. Isso significa que viveu. Nós, brasileiros, estamos envelhecendo e, apesar de todo o culto à juventude, precisamos encarar o processo. Neste mês, sugerimos livros que abordam o tema. Afinal, é preciso envelhecer com sabedoria, saúde e alegria. Não é porque estamos envelhecendo que deixaremos de nos sentir felizes e contentes. Vamos apostar nessa possibilidade?
Equipe Biblioteca Central

DICAS DE LEITURA

QUEM VAI CUIDAR DOS NOSSOS PAIS?

Autor: Marleth Silva

Sinopse: A inversão de papéis quando a idade avança Cuidar de idosos doentes em situação de dependência é uma tarefa árdua. Surgem medos, questionamentos e dificuldades comuns, em geral, aos cuidadores. Marleth Silva, com base em sua própria experiência, apresenta neste livro conselhos para lidar com essa condição, trazendo depoimentos, dicas de especialistas e discutindo temas polêmicos, como a mudança para casas de repouso, a inversão de papéis entre pais e filhos e os sentimentos controversos que a dependência acarreta. De maneira franca, a autora procura mostrar aos familiares-cuidadores que eles não estão sozinhos e, principalmente, que são capazes de enfrentar a situação da melhor maneira possível.

A BELA VELHICE

Autor: Mirian Goldenberg

Sinopse: Neste curto ensaio, Mirian Goldenberg mostra que é possível experimentar o processo de envelhecimento com beleza, liberdade e felicidade. Mais de 25 anos de pesquisas sobre as mulheres e os homens brasileiros desafiaram a antropóloga a buscar os caminhos para inventar uma “bela velhice”.  Com base em depoimentos e pesquisas aprofundadas, mas sem abrir mão de ser acessível para o público leigo, cada capítulo do livro aborda as ideias mais importantes para a conquista de uma “bela velhice”, com dicas simples como aceitar a própria idade e dar muitas risadas. O livro é dedicado a todos os interessados em construir um projeto de vida para uma “bela velhice”: os velhos de hoje e os velhos de amanhã.

ABRAÇO AFETUOSO EM CORPO SOFRIDO

Autor: Giulio Vicini

Sinopse: A questão da saúde e da doença é abordada aqui numa concepção holística, que, de forma surpreendente, mostra que a doença é um desequilíbrio do organismo, e que quando ocorre já é um sinal do processo de reequilíbrio. Este livro é uma importante contribuição para repensar a maneira como a sociedade vê a saúde, em particular a do idoso.

A ARTE DE ENVELHECER

Autor: Sherwin B. Nuland

Sinopse: Autor de “Como Morremos” e “A Sabedoria do Corpo”, livros de sucesso junto ao público e à crítica, o Dr. Sherwin B. Nuland explora agora, em “A Arte de Envelhecer”, o impacto do envelhecimento sobre nossos corpos e mentes, esforços e relacionamentos. Juntando sua paixão de cientista pela verdade com a compreensão de um humanista do coração e da alma, Nuland criou um livro franco e inspirador sobre o último estágio da vida.

O MELHOR MOMENTO

Autor: Jane Fonda

Sinopse: Jane Fonda, atriz e pioneira na defesa da atividade física, ícone para gerações de mulheres, conta todos os seus segredos neste guia completo para viver e envelhecer bem.
Neste livro sincero e inspirador, Jane Fonda ensina a viver bem e tirar o máximo de proveito da vida, especialmente da segunda metade dela. Para tanto, a atriz – duas vezes vencedora do Oscar, ativista de esquerda, defensora da atividade física e autora best-seller do New York Times – aborda questões relativas a sexo, amor, alimentação, atividade física, autoconhecimento, sociabilidade e espiritualidade. A estrela da série da HBO “The Newswoom” explora as diferentes fases da vida, da maturidade e do envelhecimento, aprofundando seu discurso no TED Talk em 2011, cujo vídeo oficial teve mais de 2 milhões de acesso.

LEONARDO

Autor: Canato

Sinopse: Dom é um menino muito aplicado na escola e ligado à arte. Desde pequeno, ouvia histórias de grandes artistas contadas por seu pai, que, infelizmente, morreu quando o menino tinha apenas 8 anos, mas as lembranças das histórias permanecem até hoje em suas memórias. Depois de uma tarefa sobre arte para realizar em casa, Dom mergulha no mundo da imaginação e encontra o artista por quem sempre teve admiração: Leonardo da Vinci. Em uma narrativa fascinante e cheia de aventuras, Dom auxiliará Leonardo em suas pinturas, eternizando o quadro de Dona Lisa de uma forma toda especial. Dom das Artes: Leonardo apresenta a arte de forma singular e mostra o quão surpreendente pode ser a nossa imaginação.

QUANDO ME SINTO NERVOSO

Autor: Tracey Moroney

Sinopse: Ficar nervoso não é muito legal, mas isso significa que você está prestes a fazer algo muito, muito corajoso!  

DIÁRIO DE PILAR NA CHINA

Autor: Flávia Lins e Silva

Sinopse: Depois de Grécia, Egito, Amazônia, Machu Picchu e África, Pilar e seus amigos embarcam na rede mágica e vão parar do outro lado do mundo! Na China, Pilar, Breno e o gato Samba conhecem a menina Fang Fang e, juntos, eles tentarão salvar sua família e sua cidade, inundada quando a fúria do Dragão Negro revolveu as águas do rio. Para acalmá-lo, os quatro aventureiros passarão pela muralha da China, arrozais, Pequim e muito mais, contando com ajuda de Confúcio e da deusa Nu Wa, de um herborista e de um mestre de arco e flecha…

A MENINA INTELIGENTE

Autor: Ilan Brennan

Sinopse: Esta história é um reconto russo, produção de um povo cuja alma foi por muito tempo celebrada por belos contos, narrados por grandes mestres, como Tolstói, Dostoiévski, Turguêniev, Tchekhov. Estes certamente ouviram quando crianças a deliciosa história da menina inteligente.

O DISCURSO DO URSO

Autor: Julio Cortázar

Sinopse: O “Discurso do Urso” é um conto poético sobre a vida e os seres humanos, vistos através dos olhos de um ursinho que vive passeando pelos canos dos prédios. Nesse vai e vem ele ouve conversas e explora o nosso cotidiano ― e suas qualidades e imperfeições ― com curiosidade, deslumbre e audácia.
O ilustrador Emilio Urberuaga é o responsável por dar vida ao texto do escritor argentino, em belas e coloridas imagens que conferem à história uma atmosfera mágica e ingênua. Fantástico e sensível, o “Discurso do Urso” é um “texto aberto, que supera as distinções entre jovens leitores e adultos”, revela o ilustrador.