Português Italiano Inglês Español
Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube Linkedin
Home / Conheça o Colégio / Biblioteca

Biblioteca

Na Estante nº15 – Outubro/2019

Outubro é um mês especial para nós que trabalhamos com livro. Afinal, é nele que comemoramos o Dia Nacional do Livro. Também celebramos o Dia do Professor, esse profissional fundamental na vida e formação de todos. Quem não guarda em sua memória afetiva a figura daquele(a) professor(a) que fez a diferença em nossas vidas? Ah, não poderíamos esquecer do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares. Toda quarta segunda-feira do mês de outubro, celebra-se no mundo todo a importância dessa instituição escolar que promove a leitura e alimenta a aprendizagem contínua das crianças e jovens em formação. Temos motivos de sobra para indicar leituras que tenham como destaque a biblioteca e o livro. Que tal conhecer estes que indicamos este mês?

Equipe Biblioteca Central

DICAS DE LEITURA

BIBLIOTECA ESCOLAR HOJE

Autor: Glória Durban Roca

Sinopse: A obra descreve a biblioteca escolar como um recurso educativo imprescindível para a promoção da cultura escrita e o desenvolvimento das competências básicas. Aborda a necessidade de a biblioteca participar das ações estratégicas para incentivar e dar apoio às situações de aprendizagem que requerem o uso de materiais (impressos e digitais) e de auxiliar efetivamente no desenvolvimento pedagógico. O livro apresenta ainda um modelo útil e realista para a implantação da biblioteca no sistema educacional.

NO MUNDO DOS LIVROS

Autor: José Mindlin

Sinopse: Leitor e colecionador voraz, José Mindlin começou a montar sua biblioteca particular ainda na adolescência. Passadas décadas, ele adquiriu um acervo invejável, com cerca de trinta mil volumes que abrangem desde a não-ficção histórica até a poesia. Em ‘No mundo dos livros’, o autor compartilha suas leituras favoritas e quais escritores considera fundamentais para qualquer um que se diga um amante dos livros.

A CONTURBADA HISTÓRIA DAS BIBLIOTECAS

Autor: Matthew Battles

Sinopse: Esqueça a biblioteca como um lugar tranquilo e silencioso, respeitoso templo do saber. A cada página de “A Conturbada História das Bibliotecas”, Matthew Battles mostra como o armazenamento de enormes quantidades de livros num único local vem despertando a atenção de inimigos da civilização: desde a destruição da mítica coleção de Alexandria, que concentrava a maior parte da literatura e da ciência produzida na Grécia Antiga, passando pelos ataques que atravessaram os séculos, até as guerras mais recentes. É essa saga cheia de sobressaltos, ódios e conflitos que Battles narra em páginas que prendem a atenção como uma aventura, cruzando conhecimentos técnicos sobre os sistemas de classificação e de organização de uma biblioteca moderna com uma pesquisa histórica muito bem documentada.

A MENINA QUE NÃO SABIA LER

Autor: John Harding

Sinopse: Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia encontra a biblioteca proibida da mansão e passa a devorar os livros em segredo. Porém, existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados.

NA TERRA DOS LIVROS

Autor: Quint Buchholz

Sinopse: Ela sente disparar seu coração, ele mira desconhecidos lugares… Quantos sonhos, devaneios, aventuras e descobertas habitam a terra dos livros? A emoção ao se deparar com expressões nunca ouvidas, o encontro com outros mundos possíveis ou o desvendar de enredos incríveis. O que será que cada leitor encontra quando abre um livro?

OLHA, UM LIVRO!

Autor: Libby Gleeson e Freya Blackwood

Sinopse: Quando duas crianças encontram um livro caído em meio à poeira, a paisagem ao redor começa a mudar. O comum torna-se mágico, e o familiar, fantástico. “Olha, um livro!” procura mostrar como um livro e a imaginação podem florescer em meio às situações menos esperadas.

ABRA ESTE PEQUENO LIVRO

Autor: Jesse Klausmeier

Sinopse: O leitor vai acompanhar a história da joaninha, que abre um pequeno livro verde para ler a história do sapo, que por sua vez abre um pequeno livro laranja para ler sobre a coelha, e por aí vai. Cada vez que um personagem abre um novo livro, o leitor, literalmente, o abre junto com ele. Como não podia deixar de ser, tratando-se de uma obra de Suzy Lee, “Abra este pequeno livro” traz um formato que busca ser inovador, proporcionando uma experiência interativa e divertida. Dentro de cada pequeno livro se esconde um livro ainda menor, sempre com uma capa colorida e minuciosamente ilustrada

OS FANTÁSTICOS LIVROS VOADORES DE MODESTO MÁXIMO

Autor: William Joyce

Sinopse: A história é simples. O solitário Modesto Máximo está na varanda escrevendo suas memórias. Vem um furacão. Ele perde tudo, menos as memórias. No furacão, uma moça voadora joga um livro sobre ele. Esse livro guia Modesto Máximo até uma biblioteca. Ele se torna dono da biblioteca. Cuida dos livros. Vai escrevendo o seu. Quando termina de escrever suas memórias, ele também adquire a capacidade de voar. Sai voando. Nesse momento, chega uma menininha. O livro de Modesto Máximo acaba no colo da menininha. Vai começar tudo de novo.

DIREITOS DO PEQUENO LEITOR

Autor: Patricia Auerbach e Odilon Moraes

Sinopse: Quando se trata de livros e leitura, os adultos têm seus direitos muito bem garantidos — eles podem ler o que quiserem, quando quiserem. Mas e os pequenos leitores? Aqueles que estão começando a se aventurar nas páginas dos livros: a que eles têm direito? Ser o personagem principal de uma história, brincar com os heróis mais queridos, reler um conto quantas vezes quiser, ou até abandonar uma leitura no meio. Este livro nasceu para garantir que todos esses e outros direitos sejam conhecidos por todas as crianças, e assim vai ser mais fácil garantir que eles sejam cumpridos.

SE EU FOSSE UM LIVRO

Autor: José Jorge Letria e André Letria

Sinopse: Se você fosse um livro, como gostaria de se relacionar com os leitores? Na tentativa de formular respostas para a pergunta, o poeta português José Jorge Letria e o ilustrador André Letria – pai e filho – criaram a obra ‘Se eu fosse um livro’. O título faz uma investigação poética sobre o que um livro supostamente esperaria da interação com seu público. O autor sugere que o objeto teria um leque de desejos, dos mais simples – ‘ter sempre um lugar reservado no quarto mágico de cada criança’ – aos mais ambiciosos – ‘crescer sem limites até me transformar em uma biblioteca!’.