Português Italiano Inglês Español
Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube Linkedin
Home / Conheça o Colégio / Biblioteca

Biblioteca

Na Estante nº8 – Fevereiro/2019

2019 INICIA CHEIO DE NOVIDADES

Durante o mês de janeiro, a Biblioteca trabalhou pensando em oferecer o melhor para todos que frequentam nossos espaços. Livros novos estão sempre chegando; contudo, decidimos ofertar alguns títulos já presentes em nosso acervo e que tratam de um tema sempre instigante: viagem no tempo. Quem nunca pensou em viajar no tempo e reencontrar pessoas e vivenciar situações diferentes? A ficção científica já nos presenteou com grandes histórias sobre o tema, e separamos neste boletim algumas sugestões. Aproveitem essa seleção e mergulhem numa leitura estimulante e inspiradora.

Equipe Biblioteca Central

"Quantas vezes tenho vontade de encontrar não sei o quê, não sei onde, alguma coisa que nem sei o que é e nem onde perdi"

A mulher do viajante no tempo

DICAS DE LEITURA

Aproveitando o gênero que nunca cai de moda e ainda está em alta (SciFi) – seja no cinema, nas HQs ou na literatura – é sempre prazeroso fazer uma viagem no tempo guiada pelas linhas traçadas por grandes autores. Venham conferir!

OPERAÇÃO CAVALO DE TROIA (vários volumes)

Autor: J.J. Benitez

Sinopse: Esta série já se tornou um clássico. Em 1973, numa operação ultrassecreta chamada Cavalo de Troia, dois astronautas voltaram no tempo e presenciaram a Vida, a Paixão, a Morte, a Ressurreição e a “Ascensão” de Jesus de Nazaré. Essa narrativa reproduz a histórica primeira parte da transcrição do Diário do Major, o relato emocionante a que J. J. Benítez teve acesso com exclusividade. Depois de 25 anos da primeira edição, a série continua sendo uma das produções literárias mais vendidas no mundo, totalizando 6 milhões de exemplares, cativando mais de 24 milhões de leitores. Como costuma dizer J. J. Benítez, “Cavalo de Troia” tem a virtude de mexer com o mais íntimo de cada ser humano.

A MULHER DO VIAJANTE NO TEMPO

Autor: Audrey Niffenegger

Sinopse: “A Mulher do Viajante do Tempo” conta a história do casal Henry e Clare. Quando os dois se conhecem, Henry tem 28 anos e Clare, 20. Ele é um moderno bibliotecário; ela, uma linda estudante de arte. Os dois se apaixonam, se casam e passam a perseguir os objetivos comuns à maioria dos casais: filhos, bons amigos, um trabalho gratificante. Mas seu casamento nunca poderá ser normal. Henry sofre de um distúrbio genético raro, e, de tempos em tempos, seu relógio biológico dá uma guinada para frente ou para trás, e ele então é capaz de viajar no tempo, levado a momentos emocionalmente importantes de sua vida tanto no passado quanto no futuro. Neste livro, a autora mostra com muita sensibilidade, inteligência e bom humor que o verdadeiro amor é capaz de transpor todas as barreiras – inclusive a mais implacável de todas: o tempo.

O AMOR CONTRA O TEMPO

Autor: Myra McEntire

Sinopse: Emerson Cole (nome feminino) sempre achou que algo estava errado com ela. Quando passou a ver pessoas deslocadas da realidade – que eram, na verdade, projeções do passado – teve, porém, certeza disso, corroborado pelo fato de que, ao tentar tocá-las, desapareciam como fumaça. E então vieram os remédios, a depressão, o colégio interno. Agora que seu período no internato chegou ao fim e ela está de volta ao lar, Emerson vê sua sensação de paz prestes a desmoronar. Alguns fantasmas não estão mais desaparecendo com um simples toque. E com a chegada de Michael Weaver, o consultor de uma misteriosa organização que promete ajudá-la a se libertar dessa condição, um simples toque poderá condicioná-la a algo ainda mais perigoso: a paixão.

KINDRED

Autor: Octavia E. Butler

Sinopse: Mais de meio milhão de cópias vendidas no mundo. Em seu vigésimo sexto aniversário, Dana e seu marido estão de mudança para um novo apartamento. Em meio a pilhas de livros e caixas abertas, ela começa a se sentir tonta e cai de joelhos, nauseada. Então, o mundo se despedaça. Dana repentinamente se encontra à beira de uma floresta, próxima a um rio. Uma criança está se afogando e ela corre para salvá-la. Mas, assim que arrasta o menino para fora da água, vê-se diante do cano de uma antiga espingarda. Em num piscar de olhos, ela está de volta a seu novo apartamento, completamente encharcada. É a experiência mais aterrorizante de sua vida… até acontecer de novo. E de novo. Quanto mais avançam os dias naquela quadra do século XIX, numa Maryland pré-Guerra Civil – um lugar perigoso para uma mulher negra –, mais consciente Dana fica de que sua vida pode acabar antes mesmo de ter começado.

O MAPA DO TEMPO (The girl from everywere)

Autor: Heidi Heilig

Sinopse: Uma história de viagem no tempo para os fãs de Outlander, e a rebelde do deserto, Nix, é uma viajante do tempo. Ela e seu pai, Slate, velejam a bordo do Temptation, um navio pirata repleto de tesouros. Ao longo do caminho, eles encontram amigos, uma tripulação de refugiados do tempo e até mesmo um charmoso ladrão que pode significar muito mais para Nix. Tudo que Slate precisa é um mapa certo para viajar a qualquer tempo e lugar, real ou imaginário: seja para a China do século 19, para a terras vindas direto das Mil e Uma Noites ou até mesmo para uma mítica versão da África. Apesar das inúmeras possibilidades, o pai de Nix está obcecado com um mapa específico: Honolulu, 1868 – o ano de nascimento de Nix e a última vez em que ele viu sua esposa viva. E, pela possibilidade de reencontrá-la mais uma vez, Slate está disposto a sacrificar tudo e a todos. Quando o desejado mapa aparece, Nix vê sua própria existência em perigo, devendo, a partir dali, descobrir o que quer, quem é e a que lugar realmente pertence, antes que seu tempo acabe. Para sempre.

LINHA DO TEMPO

Autor: Michael Crichton

Sinopse: Em Linha do tempo, o autor parte de formulações rigorosamente científicas para construir aquilo que também fez em O parque dos dinossauros: gente deste século “viajando” ao século XIV para uma tremenda aventura. Um gênio não menos escrupuloso que prudente monta o computador quântico e graças a ele consegue programar viagens ao “universo paralelo” medieval. Após um professor de História fazer a viagem e ser aprisionado no século XIV, o gênio manda uma equipe de universitários para resgatá-lo. Todos acabam envolvidos numa guerra medieval, com todos os seus horrores. A partir daí, Crichton costura uma aventura bem ao seu estilo — um ritmo de enlouquecer, episódios de arrepiar. Só para dar uma ideia: valendo-se apenas dos seus conhecimentos de História, Marek, o herói do grupo, enfrenta e vence dois cavaleiros superfortes e supertreinados.