Home / Conheça o Colégio / Biblioteca

Centro de Memória CDA

O Centro de Memória do Colégio Dante Alighieri (CM-CDA) tem por finalidade organizar, preservar e disponibilizar para pesquisa documentos do Colégio Dante Alighieri.

Criado no final de 2006, tendo em vista a organização dos eventos para o centenário do Colégio (que se daria em 2011), possui atualmente um acervo documental que remonta até aos anos anteriores à fundação do Istituto Medio Italo-Brasiliano Dante Alighieri.

O acervo documental tem origem em documentos produzidos no próprio Colégio, por pessoas ligadas à instituição, ou obtidos por meio de doações de antigos professores, alunos e funcionários.

São mais de 17 mil fotografias preservadas, organizadas e digitalizadas, que retratam, entre outros elementos, o cotidiano da instituição, eventos de seu calendário, além de detalhes do conjunto arquitetônico. As mais antigas são de meados da década de 1910. Uma parte desse arquivo iconográfico já está disponível para pesquisa na base de consulta online da Biblioteca.

O acervo histórico possui mais de três mil documentos, como: estatutos, correspondências, jornais, cadernos, documentos administrativos, convites, diplomas, cadernetas, etc.

O Centro de Memória também possui um diversificado acervo de peças representativas da cultura material escolar, como equipamentos de laboratório, troféus, medalhas, mobiliário, uniformes, entre outros. Nesse segmento, destaca-se ainda um arquivo de entrevistas e depoimentos de antigos alunos, docentes e funcionários que relatam suas experiências de vida e a relação com o Colégio Dante Alighieri e um conjunto bibliográfico de antigas obras utilizadas no Colégio, entre as quais se inscrevem obras literárias, manuais de ensino, livros de leitura e catálogos de instrumentos de laboratório.

Além de recolher materiais no próprio Colégio, o Centro de Memória aceita doações de documentos e objetos que ajudem a contar a história da instituição, como fotos, livros, móveis, artigos escolares, vídeos, desenhos, etc.

O Centro de Memória do Colégio Dante Alighieri funciona de 2ª a 6ª feira, das 8h às 16:30h.

Pesquisas e visitas podem ser agendadas pelo telefone (11) 3179-4400 – ramal 4281 ou pelo e-mail: dante@colegiodante.com.br ou cm@cda.colegiodante.com.br.