Confira como foi a abertura da XVI Olimpíada Interna do Dante

Publicado em 9 de abril de 2019 às 16:53
Categorias: , ,

A Olimpíada Interna do Colégio Dante Alighieri chegou à sua 16ª edição em 2019! O evento, realizado pelo Departamento de Educação Física, teve sua abertura realizada no dia 6 de abril, um sábado. Os jogos interclasses, em si, começaram na segunda-feira seguinte, 8 de abril. Por coincidência, o dia 6 de abril foi declarado pela ONU como o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz, em 2014. Com 5 modalidades, 66 classes e mais de mil atletas do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, a olimpíada deste ano promete ser uma das mais disputadas dos últimos tempos. “Para muitos alunos, em especial os que estão no 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, esta será provavelmente a primeira vez em que, como integrantes de uma competição esportiva, viverão as alegrias ou as tristezas motivadas por um placar vitorioso ou não. Por isso o apoio da família é tão importante, já que não apenas gera incentivo e confiança como também faz com que eles entendam que, qualquer que seja o resultado da partida, o que realmente importa é a confraternização entre todos os participantes”, afirma o professor Carlos Nicolás, coordenador do Departamento de Educação Física, que hasteou a bandeira olímpica.

A abertura foi realizada nas quadras externas com desfile de todas as classes participantes, revezamento da tocha olímpica e acendimento da pira feitos pelos estudantes no palco. O presidente do Colégio Dante Alighieri, dr. José Luiz Farina, hasteou a bandeira do Brasil e fez um discurso emocionante: “O importante é competir. Ganhar pode acontecer, mas não é o principal. Tudo tem de ser feito de forma limpa, justa. Vocês têm em uma olimpíada a oportunidade de exercer noções de ética e honestidade. A vida é o exercício da honestidade, e nós precisamos muito disso no Brasil de hoje”, disse ele. Os alunos Mariana de Camargo Salles Cezar, da 3ª série D do Ensino Médio, e Marcello Gouveia Sangiovanni, da 3ª série B também do Ensino Médio, fizeram o juramento do atleta no palco, e o professor de educação física Luís Patrício Sancho foi o mestre de cerimônias e apresentou todo o evento. A bandeira do Colégio foi hasteada pela professora Valdenice Minatel M. de Cerqueira, diretora-geral pedagógica. A bandeira do Estado de São Paulo foi hasteada pelo diretor financeiro João Ranieri; a da cidade de São Paulo foi hasteada pela diretora financeira Milena Montini e, por fim, a bandeira da AEDA foi hasteada pelo presidente da associação, dr. Alfio Paglia.

Em dois momentos especiais, abrindo e fechando a cerimônia nas quadras externas, a plateia ainda foi agraciada com a presença da equipe de ginástica acrobática Akros, vinda de Brasília, que deu o maior show com várias coreografias e acrobacias muito arriscadas, arrancando aplausos e gritos do público. Para encerrar o dia com chave de ouro, houve também uma apresentação da banda de rock Beatles para Crianças no ginásio Túlio Nelson Canali, que agitou a criançada com uma apresentação muito animada, interativa e divertida.

, ,