Com ações gratuitas, U-Connection auxilia alunos que desejam fazer faculdade no exterior

Publicado em 18 de outubro de 2019 às 18:21
Categorias: , , , ,

Em 2019 o Dante intensificou os trabalhos da University Connection (U-Connection),  área de graduação no exterior criada em 2016 para apoiar o crescente número de estudantes interessados em fazer faculdade fora do Brasil. A equipe é formada por professoras da High School e pela coordenadora do Departamento de Italiano, além de contar com a parceria da consultoria educacional Daquiprafora, empresa com longa experiência no preparo de jovens interessados em ingressar em universidades estrangeiras, com quase 20 anos de mercado.

Ex-alunos, já formados e agora na faculdade, fazem palestra no Dante

Este ano, além de oferecer plantões de atendimento semanais e informações especializadas, a U-Connection promoveu diversas atividades no Colégio, como simulados de SAT e ACT, workshops, um programa de mentoria com ex-alunos do Dante já formados que agora fazem faculdade no exterior, a University Fair, um cronograma de application e encontros com representantes de universidades americanas. Além disso, há uma plataforma on-line exclusiva para alunos com todo o conteúdo. “Queremos que os alunos saibam tudo o que a U-Connection oferece e realmente aproveitem a oportunidade, porque o conteúdo é gratuito, o atendimento é feito por experts e estamos aqui dentro do Dante, com fácil acesso”, afirma a professora Liz Miller, da High School.

Ex-alunos do Dante que fazem faculdade nos EUA conversam com colegas mais novos

Em 2019 também foi oferecida pela primeira vez a disciplina eletiva College Connection, com foco na preparação de essays – as redações, documentos muito importantes no processo seletivo, incluindo o personal statement e as cartas de recomendação. A U-Connection também oferece ajuda na preparação das redações, de forma totalmente individualizada. “Mesmo que o professor escolhido para fazer a carta de recomendação não fale inglês, não tem problema! Nós traduzimos e ajudamos explicando para eles como é o formato, o que devem falar na carta etc. O importante é nunca deixar para fazer em cima da hora, na correria”, conta a professora da High School Dominika Janiszewska Picco. “Nos EUA, o processo de admissão na faculdade começa a ser pensado já no 9º ano do Ensino Fundamental, porque é mais holístico, como se fosse um portfólio. A aplicação é complexa e dura meses. Então, se o aluno não entender direitinho como funciona, pode perder algum prazo”, completa ela.

Representantes de universidades americanas visitam o Dante

A professora Liz também atenta para a importância do planejamento financeiro e da preparação pessoal do aluno: “No exterior os estudantes têm que se virar sozinhos, fazer mercado, cozinhar, lavar roupa. Se o jovem já vai preparado, sofre muito menos e evita problemas de adaptação. Infelizmente, vemos casos de alunos que largam tudo e voltam para o Brasil porque não conseguiram se adaptar. É preciso trabalhar autonomia, maturidade emocional, controle de orçamento etc.”. O momento de escolha da universidade também pode fazer toda a diferença na experiência do aluno: “Em setembro, trouxemos representantes de quatro faculdades dos EUA que não são tão conhecidas: Emory University, Rice University, Tufts University e Boston College. Universidades menores costumam ser mais acolhedoras e atenciosas, têm mais suporte a alunos estrangeiros e são mais acessíveis financeiramente, além de terem menor concorrência na seleção. Algumas delas também têm os melhores cursos do país, sem dever nada às universidades mais famosas”, afirma Dominika.

Faculdade na Itália: alternativa acessível

O Dante foi fundado por imigrantes italianos e preserva suas origens com o ensino da língua e da cultura do país, mas também olha para o futuro e está atento às oportunidades que as universidades italianas oferecem aos alunos. Na Itália, o Ensino Superior conta com muita qualidade, aliando inovação e tradição, também oferece cursos ministrados em inglês e é muito mais acessível financeiramente, chegando a custar significativamente menos do que algumas faculdades particulares do Brasil. Por isso, em 2019 foi lançado o ECCE (opção de ensino complementar e bicurricular), e a U-Connection estreitou ainda mais o contato do Colégio com universidades italianas renomadas.

Aluna faz vestibular italiano no Dante

As provas de admissão da Universidade de Bolonha, Universidade de Trento e Politécnico de Turim são aplicadas diretamente no Dante – o único local que realiza os testes no Brasil. O processo é aberto a todos os alunos do Colégio e também ao público externo, para qualquer estudante que esteja concluindo o Ensino Médio. As provas são em italiano, mas o Politécnico de Turim também dá a opção de fazer o exame e cursar a faculdade em inglês, além de oferecer anualmente bolsas de estudo para alunos do Dante. Já o teste de admissão da Universidade de Bolonha é válido para todas as faculdades italianas que fazem parte do CISIA, organização que gerencia os vestibulares no país (equivalente ao Enem), aumentando ainda mais as possibilidades para os alunos. O Dante ainda mantém contato próximo com a Universidade Bocconi, de Milão, avaliando para 2020 a aplicação da prova deles diretamente no Colégio.

, , , ,