Colégio tem treinamento especializado e reformulação do espaço para volta presencial

Publicado em 22 de outubro de 2020 às 18:28
Categorias:

Desde o início da pandemia, o Colégio criou um Comitê de Retorno, que reúne as áreas pedagógica, administrativa e médica do Dante, a fim de ter um olhar cuidadoso e seguro para as tomadas de decisão ao longo do quadro de pandemia e isolamento social deste ano.

Diante deste cenário desafiador, o Colégio também elaborou um Protocolo de Biossegurança que vem sendo constantemente atualizado desde junho, para compartilhar com a comunidade dantiana todos os processos internos que vêm sendo desenvolvidos com o objetivo único de garantir a segurança de todos e evitar a disseminação do coronavírus.

O documento também é fruto das parcerias que o Colégio tem com instituições reconhecidas na área da saúde. O Dante, além de ser membro da Abepar (Associação Brasileira das Escolas Particulares), cujo protocolo foi desenvolvido pelo Hospital Israelita Albert Einstein, conta com a consultoria da Porto Seguro Saúde.

Treinamentos e biossegurança

Com o encaminhamento para o retorno presencial das atividades no Colégio, o Comitê de Retorno, respaldado pelo Protocolo de Biossegurança, deu início no dia 10 de setembro a uma série de treinamentos diários com todos os funcionários que seriam os primeiros a retornar a atividades presenciais.

A drª. Lígia Paglia, coordenadora do Ambulatório Médico do Colégio, explica que os treinamentos foram realizados diariamente em pequenos grupos para “apresentar informações gerais básicas de prevenção e identificar, além das necessidades comuns, necessidades e dificuldades específicas de cada setor”.

Muitos funcionários do Colégio ainda seguem em home office, por isso o treinamento do Ambulatório Médico foi realizado com as seguintes equipes:

• Portaria / Ascensoristas/ Telefonistas
  • Eventos / Copa / Refeitório
  • Museu / Biólogos
  • Almoxarifado / Coleta Seletiva / Telhado Verde
  • Transporte / Garagem / Motoristas e Manobristas
  • Segurança do trabalho e Bombeiros
  • Manutenção Geral e Elétrica
  • Disciplina
  • Limpeza
  • Audiovisual
  • Papelaria e Loja
  • Secretárias dos Departamentos e Secretaria
  • Academia
  • Gráfica
  • Professores

De acordo com a drª. Paglia, a importância dos treinamentos é uma questão de vida neste momento. “Estamos falando em biossegurança e temos que ter tranquilidade para realizar boas práticas e voltar ao trabalho certos de que estamos cuidando de nós e do próximo.”

Reformulação do espaço

O Dante também readequou o espaço físico da escola para a volta presencial. As salas e a disposição de imobiliário foram reformuladas, bem como os horários de entrada e saída, além do controle de acesso – com equipamentos automatizados que aferem temperatura, realizam reconhecimento facial e identificam uso de máscara.

Todo espaço da escola está sinalizado com adesivos, banners e cartazes com dicas de segurança e higienização. Essa profunda reestruturação passa também pela revisão dos direitos e responsabilidades compartilhadas por toda a comunidade dantiana: professores, funcionários, alunos, pais e responsáveis.

No site criado para o Protocolo de Biossegurança é possível acessar o passo a passo da rotina de acesso à escola, incluindo o checklist diário obrigatório que deve ser preenchido tanto pelos alunos quanto pelos funcionários; as diretrizes explicativas sobre espaços como as tendas Covid e ações como o mapeamento e a rastreabilidade dos casos de Covid-19 no Colégio; além de todas as recomendações gerais e específicas para o uso do espaço.