Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube Linkedin
Dante Escuta
Moodle Colégio Dante Alighieri
Home / Institucional

Colégio sedia lançamento de livro “Os caminhos da arte italiana no Brasil”

Imprimir Compartilhar Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google Plus
Em 27 de março de 2012

O Colégio Dante Alighieri sediou na manhã da última segunda-feira, 26 de março, o lançamento do livro “Os caminhos da arte italiana no Brasil”, da pedagoga e arte-educadora Nereide Schilaro Santa Rosa. Na ocasião, a escritora apresentou um rápido panorama do conteúdo de sua obra aos alunos do 9º ano da Escola.

Durante a apresentação, Nereide Schilaro falou sobre pintura, escultura e arquitetura italianas, citando e mostrando trabalhos de determinados povos (como os etruscos), de períodos específicos (Império Romano e Idade Média) e de movimentos artísticos (Maneirismo, Renascimento, Barroco, Impressionismo, Expressionismo e Futurismo). Em linha com o exposto, assinalou as influências dessas estéticas em obras de artistas brasileiros como Cândido Portinari e Tarsila do Amaral.

“Eu fui professora durante muito tempo, então essa proximidade com os alunos me dá uma continuidade como professora”, afirmou a vencedora do prêmio Jabuti de 2004 na categoria paradidática. “Quando há um encontro com o leitor, você tem um feedback sobre seu livro, sabe se o leitor apreciou seu trabalho”, continuou.

A autora também elencou os motivos que a levaram a escrever um livro sobre a arte italiana no Brasil. “A arte italiana é fundamental. E também tem um lado emotivo, pois tenho cidadania italiana, além da brasileira”, afirmou.

Já a coordenadora do Departamento de Arte do Colégio, Sandra Romanello, destacou o interesse didático da palestra para os estudantes do 9º ano. “Geralmente, o autor fica muito distante de quem lê sua obra. Então, trouxemos a Nereide justamente para aproximá-la dos alunos e atrair o interesse deles para o livro. Agora, esses alunos vão ler o livro e, a partir dele, apresentar seminários”, disse a professora.

O aluno Filipe Foschini, do 9º ano D, aprovou a iniciativa do Colégio. “É uma boa ideia, porque a escritora pode dar alguma dica, alguma ideia sobre o livro. Além de falar como ela se sentiu, o que ela pensou ao escrever o livro”, disse.

Categorias: Institucional
error: Conteúdo protegido!!