Dante Escuta
Moodle Colégio Dante Alighieri
Home / Institucional

Colégio sedia lançamento de livro “Os caminhos da arte italiana no Brasil”

Em 27 de março de 2012

O Colégio Dante Alighieri sediou na manhã da última segunda-feira, 26 de março, o lançamento do livro “Os caminhos da arte italiana no Brasil”, da pedagoga e arte-educadora Nereide Schilaro Santa Rosa. Na ocasião, a escritora apresentou um rápido panorama do conteúdo de sua obra aos alunos do 9º ano da Escola.

Durante a apresentação, Nereide Schilaro falou sobre pintura, escultura e arquitetura italianas, citando e mostrando trabalhos de determinados povos (como os etruscos), de períodos específicos (Império Romano e Idade Média) e de movimentos artísticos (Maneirismo, Renascimento, Barroco, Impressionismo, Expressionismo e Futurismo). Em linha com o exposto, assinalou as influências dessas estéticas em obras de artistas brasileiros como Cândido Portinari e Tarsila do Amaral.

“Eu fui professora durante muito tempo, então essa proximidade com os alunos me dá uma continuidade como professora”, afirmou a vencedora do prêmio Jabuti de 2004 na categoria paradidática. “Quando há um encontro com o leitor, você tem um feedback sobre seu livro, sabe se o leitor apreciou seu trabalho”, continuou.

A autora também elencou os motivos que a levaram a escrever um livro sobre a arte italiana no Brasil. “A arte italiana é fundamental. E também tem um lado emotivo, pois tenho cidadania italiana, além da brasileira”, afirmou.

Já a coordenadora do Departamento de Arte do Colégio, Sandra Romanello, destacou o interesse didático da palestra para os estudantes do 9º ano. “Geralmente, o autor fica muito distante de quem lê sua obra. Então, trouxemos a Nereide justamente para aproximá-la dos alunos e atrair o interesse deles para o livro. Agora, esses alunos vão ler o livro e, a partir dele, apresentar seminários”, disse a professora.

O aluno Filipe Foschini, do 9º ano D, aprovou a iniciativa do Colégio. “É uma boa ideia, porque a escritora pode dar alguma dica, alguma ideia sobre o livro. Além de falar como ela se sentiu, o que ela pensou ao escrever o livro”, disse.

Categorias: Institucional
error: Conteúdo protegido!!