Colégio recebe observadora internacional das eleições americanas para palestra

Publicado em 20 de março de 2017 às 10:27

O Colégio Dante Alighieri, por meio do Departamento de High School, recebeu, no dia 15 de março, Fernanda Magnota, observadora internacional brasileira das eleições americanas de 2016, que falou sobre essa experiência e contextualizou o cenário político brasileiro e americano.

Na palestra, realizada no auditório Guglielmo Raul Falzoni, Fernanda deu detalhes sobre sua participação como observadora brasileira nas eleições americanas, acompanhando os candidatos Donald Trump e Hillary Clinton. Além disso, expôs seu próprio entendimento acerca do momento político atual. Segundo ela, o que está acontecendo hoje é fruto de três elementos que ressurgiram nos últimos anos: o nacionalismo, o ceticismo com a globalização e o desgaste da política tradicional.

“Como futuros líderes, esses alunos vão tomar decisões e precisam se manter atualizados”, afirmou Fernanda, em referência aos dantianos ali presentes. “Além disso, é preciso que eles saibam criticar, argumentar e debater a respeito desses assuntos”, completou.

Fernanda Magnotta é mestre e doutoranda pelo PPGRI San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP), pós-graduada em Globalização e Cultura (FESP-SP) e bacharel em Relações Internacionais (FAAP). Desenvolve pesquisa no campo de Teoria Política, Teoria das Relações Internacionais, Análise de Política Externa e, especialmente, Política Externa dos Estados Unidos (EUA). Atuou junto ao Americas Program do Center for Strategic and International Studies (CSIS), de Washington D.C., e atualmente é professora e coordenadora do curso de Relações Internacionais da FAAP. É filiada à Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), à Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), à Asociación Latinoamericana de Ciencia Política (ALACIP) e à International Studies Association (ISA). Autora do livro “As Ideias Importam: o Excepcionalismo Norte-Americano no Alvorecer da Superpotência” (2016), pela editora Appris. É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Análises Internacionais (NEAI), ligado ao IPPRI/UNESP.