Colégio promove Olimpíada de Matemática do Dante

Publicado em 16 de outubro de 2017 às 11:20

O Colégio Dante Alighieri realizou, no dia 22 de setembro, a Olimpíada de Matemática do Dante, voltada a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

O evento contou com 417 alunos divididos em grupos de 4 ou 5 integrantes, que realizaram as provas simultaneamente em 23 salas de aula. Durante a realização dos testes, os dantianos foram estimulados a investigar soluções para situações-problema de diversas áreas do conhecimento, utilizando ferramentas próprias da matemática, além de criatividade, iniciativa, responsabilidade e pensamento crítico.

“Além de aproximar os alunos de diferentes turmas e séries através do estudo da resolução de situações-problema ligadas à matemática e de fortalecer iniciativas de aprendizagem centradas nos estudantes, esse tipo de desafio abriu importante espaço para o desenvolvimento da organização, que é evidenciada por meio da divisão de tarefas e da confiança no outro”, afirmou o professor Milton Sgambatti Júnior, coordenador do Departamento de Matemática. “O evento é inédito no Colégio, que pela primeira vez em 106 anos realizou sua Olimpíada de Matemática, e buscou atender a uma demanda interna dos nossos alunos, que demonstram muito interesse em desafios matemáticos e em trabalhos colaborativos que visam à resolução de situações-problema das diversas áreas do conhecimento utilizando ferramentas matemáticas”, completou.