Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube Linkedin
Dante Escuta
Moodle Colégio Dante Alighieri
Home / Destaque / Destaque / Notícias / Notícias da Home

Colégio irá realizar FeNaDANTE em formato on-line no segundo semestre de 2020

Imprimir Compartilhar Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google Plus
Em 18 de junho de 2020

Em 2019, o Colégio Dante realizou a sua primeira Feira Nacional de Ciência e Tecnologia (FeNaDANTE), com o objetivo de divulgar pesquisas de pré-iniciação científica desenvolvidas por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas e particulares de todo o Brasil.

Além disso, a feira tem como propósito contribuir para a orientação especializada de estudantes e professores de todo o Brasil, bem como a troca de informações entre eles e a comunidade universitária. Dessa forma, a FeNaDANTE conta com a participação de avaliadores que são especialistas, mestres e doutores de diversos centros de pesquisa e universidades do Brasil, como USP, Unicamp, Unesp, ESPM, o Centro Universitário São Camilo e o Hospital Sírio-Libanês.

A primeira edição da feira foi um sucesso, contando com mais de 300 pessoas entre alunos e professores orientadores. Foram apresentados 115 projetos finalistas, vindos de 8 Estados de todo o Brasil: Ceará, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. O Dante foi representado pela participação de 58 projetos de seus alunos.

Neste ano, em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus, a feira não poderá ser realizada em seu formato presencial, em respeito ao cuidado com a saúde de todos, e de forma a evitar a contaminação entre os participantes. A decisão atende às medidas sanitárias estabelecidas pelos órgãos de saúde para o controle da disseminação da Covid-19.

No entanto, o Colégio considera essencial garantir o incentivo à ciência e à sua divulgação, por isso decidiu realizar o evento em formato on-line, no período de 23 a 26 de setembro, com o nome de FeNaDantEaD.

A Coordenadora-assistente do Programa Cientista Aprendiz, professora Pércia Barbosa, afirma que as feiras científicas são momentos muito esperados tanto pelos estudantes como por seus professores orientadores, uma vez que geram uma grande oportunidade para que todos possam expor seus projetos – muitas vezes desenvolvidos ao longo de anos –, trocar ideias e se sentir chancelados pela avaliação de pessoas extremamente qualificadas.

A frustração e a desmotivação dos alunos causadas pela suspensão da FeNaDANTE foi uma das razões que levou a coordenação do Colégio a manter o seu acontecimento, ainda que em um novo formato. Além disso, Pércia afirma que “especialmente agora, com a pandemia do Covid-19, percebemos como muitas pessoas ainda têm uma visão equivocada sobre a ciência e o trabalho de um pesquisador. Nesse sentido, acreditamos que as feiras científicas contribuem para estimular a divulgação da ciência, ao passo que auxiliam na desconstrução do estereótipo sobre o ofício do cientista. Isso faz com que a ciência fique mais próxima das pessoas e, portanto, mais humanizada”.

Fabiano Zuin, Gestor de eventos científicos, também enfatiza a importância de continuar fazendo ciência em meio aos tempos atuais. “Dentro do contexto de isolamento social, verificamos que a ciência é o fator decisivo para soluções determinantes dentro de um futuro incerto, que a iniciação científica é uma semente que constantemente deve ser plantada e cultivada. Temos que unir forças para continuar e tentar fazer um mundo melhor”, comenta.

Tão perto e tão longe: mudanças para o novo formato

A feira será 100% realizada utilizando-se de recursos virtuais, tanto no que se refere ao papel do aluno quanto ao do avaliador, desde a submissão do projeto até possivelmente a cerimônia de premiação. Algumas diretrizes para a apresentação dos estudantes já foram apresentadas pelo professor Zuin: “o aluno deverá utilizar um vídeo de apresentação já gravado, relatório do projeto e apresentação ao vivo para os avaliadores”, conta.

A professora Pércia também comenta que os horários da feira serão alterados, de modo a garantir que alunos e professores possam comparecer sem precisar se ausentar de suas aulas curriculares nas escolas do país.

Para saber mais informações sobre a FeNaDantEaD, acesse o site e acompanhe as redes do Colégio Dante Alighieri. 

Categorias: Destaque, Destaque, Notícias, Notícias da Home
error: Conteúdo protegido!!