Colégio exalta segurança do trabalho na SIPAT 2013

Publicado em 19 de dezembro de 2013 às 18:25

O Colégio Dante Alighieri realizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) 2013 entre os dias 9 e 13 de dezembro. Durante esse período, os funcionários da Escola participaram de diversas atividades orientadas a ressaltar a importância da prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais, e a motivar melhorias no ambiente profissional. O evento foi organizado pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), que além da parceria com o setor de Segurança do Trabalho, contou com o apoio do Departamento de Recursos Humanos.

Após a abertura do evento, na manhã de 9 de dezembro, houve um circuito de muay thai com o professor Juvenal Luiz de França Filho, enquanto a professora Babi promoveu dança circular e yoga.

Na terça-feira, os funcionários tiveram a oportunidade de ouvir a dra. Elizabete Presa, responsável pela palestra “Cuidados com a coluna”, e a dra. Natercia Maria Costa Barbin, que transmitiu importantes informações sobre o câncer de mama.

Na quarta-feira, a dra. Ana Paula F. Bernardes Silva proferiu a palestra “Saúde e nutrição em meio à correria do dia a dia”. À tarde, o professor João Rafael Haddad Ranieri realizou a atividade “Bem-estar e prevenção de doenças”.

Uma equipe de massoterapeutas disponibilizou terapias corporais aos funcionários do Colégio na quinta-feira, mesmo dia em que os professores de Educação Física Adriano Jantalia e Giuliana Guidotti ministraram exercícios laborais.

No último dia da SIPAT 2013, os profissionais da Segurança do Trabalho passaram noções de primeiros socorros aos funcionários, que ainda participaram de uma divertida gincana. Por fim, houve a cerimônia de encerramento do evento.

Tanto na abertura quanto no desfecho da SIPAT 2013 (que ocorreu no dia 13), a mesa diretiva da cerimônia foi composta pelo presidente do Colégio, dr. José de Oliveira Messina, pela presidente da CIPA, Francisca Pereira de Oliveira, e pela representante dos membros empregados, Magnólia Sarmento.

Em sua fala no encerramento da SIPAT, dr. Messina exaltou a importância dos 780 funcionários para o Colégio. “A saúde é o maior patrimônio que nós temos. O Colégio fica muito feliz por patrocinar essa semana para nossos colaboradores, pois, neste evento, eles podem aprofundar seus conhecimentos em muitas áreas de interesse social. Nós que administramos o Colégio, na qualidade de ex-alunos, gostaríamos de transmitir a vocês o amor que temos pelo Dante. Agradecemos a todos os funcionários que se dedicam ao Colégio”, afirmou.

As sras. Francisca Pereira e Magnólia Sarmento também agradeceram aos funcionários, destacando a grande quantidade de pessoas presentes nas atividades da SIPAT. “Merece grande destaque a participação considerável dos colaboradores, que propiciaram às atividades momentos memoráveis. Destacamos, também, a integração e, principalmente, as questões relacionadas ao trabalho seguro e aos cuidados necessários em caso de acidentes durante a jornada de trabalho”.

Ainda na cerimônia de encerramento, foi realizado um sorteio de brindes e um Papai Noel fechou o evento desejando boas-festas a todos.

Responsável pela Segurança do Trabalho no Colégio e um dos organizadores da SIPAT, José Tadeu de Souza ficou satisfeito com o evento de 2013. “Foi uma ótima semana dedicada à consciência da importância da segurança. A participação do público foi além das expectativas, e tivemos um retorno muito bom dos funcionários”, afirmou, reforçando o objetivo da iniciativa. “A SIPAT não deve ser encarada como uma simples semana de eventos, mas como uma porta de entrada de informações e orientações para garantir os principais patrimônios de todos: a saúde e a segurança. A intenção é que os colaboradores não só tenham ideia de segurança, mas que também pratiquem segurança”, completou.

Eleição

Em 29 de novembro, foram eleitos os novos membros da CIPA para o mandato de um ano como representantes dos empregados. Assim, Elaine dos Santos, Francisco Pereira de Souza Neto e Andrea Regina da Silva ficaram como titulares da Comissão dos Empregados (Elaine dos Santos, com 160 votos, conquistou a vice-presidência da CIPA – a presidência continua com Francisca Pereira de Oliveira, indicada pelo empregador).

Ricardo Francisco da Silva, Erica de Fatima Nebias Espanha e Edilene Lopes Ribeiro Santos são os suplentes da Comissão dos Empregados.

Já a Comissão do Empregador 2014 é formada por Francisca Pereira de Oliveira (presidente da CIPA), Ari Raimundo da Silva e Laércio Barbosa Nascimento. Os suplentes são Roberto Moreira, Joabe Pereira dos Santos e Juvenal Luiz de França Filho. Marília Cristina Calada D’Oliveira é a secretária.

no images were found