PROJETOS

Exposição itinerante: meteoros e meteoritos
Traveling exhibit: meteors and meteorites

Alunos: Gabriel Soubhi Takei, Lucas Akira Takei
Prof.(a) Orientador(a): Marcos Rogério Calil
Professora Coorientadora: Sandra M. Rudella Tonidandel

Ano: 2018

Premiações

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define os conteúdos essenciais que todos os alunos devem aprender ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Neste documento não é inserido conteúdos relativos à ciência meteorítica. Dessa forma, em tese, os alunos que cursam o Ensino Fundamental não têm acesso a informações relativas a Cometas, Asteróides, Meteoróides, Meteoros, Bólidos, Estrias, Centauros e Meteoritos. Por consequência, apesar desses fenômenos e corpos celestes apresentarem conteúdos estimuladores para ensinar e despertar a curiosidade científica dos alunos, em grande parte das escolas nacionais, eles não são abordados. Para suprir essa deficiência no ensino, a presente pesquisa tem como objetivo apresentar de forma lúdica a ciência meteorítica e analisar os conhecimentos dos alunos a respeito desse assunto. Para tanto, será construída uma exposição itinerante referente ao tema, com a introdução de uma pesquisa para analisar o quanto a exposição aumentou os conhecimentos dos alunos. Com base nessa pesquisa a exposição poderá sofrer modificações para cada vez mais poder atender as expectativas do ensino e da divulgação da ciência astronômica.

Palavras-chave: astronomia, meteoro, exposição itinerante

Abstract

The “Base Nacional Comum Curricular” (BNCC) is a normative character document who defines the essential contents that all brazilian students have to learn during their life at school. However it is not on the BNCC the contents of the meteorological science. For these reason middle school students generally don’t have classes on comets, asteroids, meteoroids, meteor, fleeting meteorite, centaurs, “estrias”, and meteorite. Although these celestial bodies are interesting enough to stimulate students to look forward more knowledge about this topic, most of brazilian schools doesn’t include this topic on the curriculum. For this reason, the main purpose of our study is to present the meteorological science for Middle school students, by using a travelling exhibition. In addition we intend to evaluate the knowledge on this subject and how much this kind of approach increases the curiosity and the interest on this kind of subject among the students.

Key-words:astronomy, meteor, traveling exhibit