PROJETOS

Estudo sobre distúrbios do sono e cobranças em crianças e adolescentes
Study about sleep disorders and pressure in children and preteen

Aluno(a): Luiza Rodrigues Araujo
Prof.(a) Orientador(a): Rita M. Saraiva de Barros
Professora Coorientadora: Sandra M. Rudella Tonidandel

Ano: 2018

Premiações

Resumo

O sono é um processo psicofisiológico fundamental para o descanso mental e físico (VALLE; MATTOS, 2010). Seja causado pelo estilo de vida ou por distúrbios do sono, a falta de tempo deste pode causar consequências negativas a curto e longo prazo, sendo que, nas escolas, os primeiros são facilmente percebidos (CRONFLI, 2002). Dessa forma, investiga-se a possibilidade de sentimentos negativos (ansiedade, raiva, preocupação) no dia a dia, gerados pelas cobranças em diferentes esferas da vida de crianças e pré-adolescentes – escola, família, relações interpessoais e intrapessoal – influenciarem no aparecimento de distúrbios do sono com enfoque na insônia, sonambulismo e terror noturno. Levando-se em conta a correlação entre os fatores sociais, orgânicos e psíquicos e a qualidade do sono, acredita-se que situações estressantes como a raiva, a ansiedade e a preocupação, geradas por cobranças podem interferir negativamente no sono e na saúde dos indivíduos, o que, por consequência, pode induzir o aparecimento da insônia, do sonambulismo e do terror noturno. Para a pesquisa, elaborou-se dois questionários que foram aplicados em 109 alunos do 4º ao 6º ano de uma escola pública estadual e em 61 pais e/ou responsáveis. A partir disso, foi feita a análise estatística dos dados na qual avaliou-se a dependência e incidência das informações. Os resultados mostraram a cobrança gerando sentimentos negativos – raiva, preocupação, ansiedade – (43,1%) e esses atrapalhando o sono (47,7%) e que são variáveis dependentes. Ademais, os índices de cobrança são alarmantes, 91,7% dos alunos são cobrados pela família, 89,9% pela escola, 72,5% por si mesmo e 44% pelos amigos. Este trabalho possibilitará que os conhecimentos adquiridos e teóricos sejam transpostos aos educadores da escola em que foi aplicada e no Colégio Dante Alighieri com objetivo de conscientizá-los, discutindo o tema em ambiente escolar.

Palavras-chave: crianças e pré-adolescentes, cobranças, distúrbios do sono

Abstract

The sleep is a psycho-physiological process essential for the mental and physical rest (VALLE; MATTOS, 2010). The lack of sleep either as a result of sleep disorders or lifestyle can cause negative consequences in short and long term, the first being easily noticed at school (CRONFLI, 2002). Therefore, the research investigates the possibility of negative feeling – anxiety, anger and worry – in a daily routine generated by pressure in many spheres of life in children and pre-teen – school, family, interpersonal and intrapersonal relationships – influence in the appearance of sleep disorders, such as insomnia, sleepwalking and night terrors. Considering the correlation between social, organic and psychic factors and sleep quality, it believes that stress situations caused by the pressure can impact negatively in the sleep and the health of people, which, as a consequence, can provoke the occurrence of sleep disorders because of the influence of daily elements. For the research, it was elaborated two questionnaires that were applied on 61 guardians and on 109 students from grade 4 to grade 6 of a state public school. From the data collected, the statistical analysis was made in which it evaluated the dependence and the incidence of the information. The results showed that the pressure resulting in negative feeling – anxiety, anger and worry – (43,1%) and these disturbing the sleep (47,7%) are dependent. Furthermore, the indices of pressure are alarming, 91,7% of the students suffer with family pressure, 89,9% with school pressure, 72,5% with self-inflicted pressure and 44% with social pressure. This study will enable that the knowledge acquired and theoretical are transposed to the educators of both the school where the questionnaires were applied and the Colégio Dante Alighieri with the objective of raising awareness, discussing the theme at a school environment.

Key-words: children and preteens, pressure, sleep desorders