PROJETOS

Estudo da produção de energia elétrica em navios através do atrito dos cascos com a água do mar
Study of the production of electric power in ships through the friction of the hooves with the sea water

Aluno(a): Gabriel Ribeiro Godoy Rodrigues, Leonardo Poles Amorim
Prof.(a) Orientador(a): Gilberto Júnior Jacob
Professora Coorientadora: Sandra M. Rudella Tonidandel

Ano: 2018

Premiações

Resumo

Meios de transporte de grande número de pessoas ou de carga tais como trens e navios são cada vez mais necessários na entrada do século XXI. Para que um país de desenvolva, a necessidade de uma malha ferroviária para a distribuição rápida e barata de seus bens de consumo ou escoamento de safras é primordial. Entretanto, para a importação e exportação de produtos entre países os navios tornam-se indispensáveis. A tecnologia empregada nos navios em termos de georeferenciamento e localização deu um grande salto em apenas 3 décadas. Mas, quando se fala em tipos de energia que alimentam os navios para seus deslocamentos, não se pode afirmar o mesmo. Mais de 98% dos navios são movidos a combustíveis fósseis, predominantemente o diesel. Poucos navios têm como forma complementar de energia a energia solar. O presente trabalho tem por objetivo o desenvolvimento complementar de energia elétrica gerada pelo atrito dos cascos dos navios pela água salgada. Em séries triboelétricas, a água não está presente. Em pesquisas realizadas por professores e pesquisadores do departamento de química da UNICAMP observou-se basicamente que a água deionizada ao ser atritada com diversos materiais adquiriu carga positiva (exceto em atrito com o ar). Concluiu-se que água (deionizada) estaria localizada no topo da tabela, mais especificamente entre o ar e o vidro. Para nosso experimento de comprovação da água do mar na série triboelétrica e que material deveríamos recobrir os cascos dos navios a fim de se conseguir gerar elétrons, um pequeno sistema foi desenvolvido. Em uma cuba transparente feita em acrílico, um fluxo de água contínuo será bombeado por uma bomba de alta vazão (50l/min). Esse fluxo será direcionado um suporte em forma de “V”, simulando a parte frontal de um casco de navio. A medida que o fluxo passa por este suporte, construído de vários materiais com o intuito de verificarmos qual é o melhor e mais eletronegativo, um nano voltímetro fará a leitura da diferença de potencial entre o suporte e um aterramento (potencial nulo). Como parte deste trabalho, o nano voltímetro será construído desde seu circuito.

Palavras-chave: navios, eletrização por atrito, energia limpa, nanovoltímetro

Abstract

Means of transport of large numbers of people or of cargo such as trains and ships are increasingly needed at the entrance of the 21st century. For a country to develop, the need for a rail mesh for the quick and inexpensive distribution of its consumer goods or crop runoff is paramount. However, for the import and export of products between countries the ships become indispensable. The technology employed in the ships in terms of georeferencing and localization took a great leap in just 3 decades. But when you talk about energy types that feed the ships to their displacements, you can't say the same. More than 98% of ships are powered by fossil fuels, predominantly diesel. Few ships have as a complementary form of energy to solar energy. The objective of the present work is the complementary development of electrical energy generated by the friction of the hulls of the vessels by the salt water. In Triboelectric series, the water is not present. In research conducted by professors and researchers from the chemistry department of UNICAMP It was observed that the deionized water when being irritated with various materials acquired positive charge (except in friction with the air). It was concluded that water (deionized) would be located at the top of the table, more specifically between the air and the glass. For our sea water testing experiment in the Triboelétrica series and what material we should recover the hulls of ships in order to generate electrons, a small system was developed. In a transparent tub made of acrylic, a continuous water flow will be pumped by a high-flow pump (50l/min). This flow will be directed a V-shaped bracket, simulating the front of a ship hull. As the flow passes through this support, built from various materials in order to check which is the best and most negative, a nanovoltmeter will read the potential difference between the bracket and a grounding (potential null). As part of this work, the nanovoltmeter will be built from its circuit.

Key-words: ships, electrification by friction, clean energy, nanovoltmeter