PROJETOS

Um estudo sobre o uso excessivo de internet e sua possível interferência na atenção em atividades escolares e relacionamento interpessoal de adolescentes
A study on the excessive use of the Internet and its possible interference in attention in school activities and interpersonal relationship of teenagers

Aluno(a): Beatriz Ramos de Oliveira
Prof.(a) Orientador(a): Rita M. Saraiva de Barros
Professora Coorientadora: Sandra M. Rudella Tonidandel

Ano: 2018

Premiações

Resumo

Com o grande avanço tecnológico das últimas décadas, principalmente no que tange à informática, a Internet torna-se cada vez mais popular (Abreu et.al, 2008), o número de acessos aumenta progressivamente em adolescentes e o Brasil tem um dos maiores índices de dependência tecnológica no mundo e poucos estudos sobre o assunto. Este uso excessivo, foi recentemente incluído no DSM-V como uma psicopatologia, no que tange aos jogos online. Considerando a relevância deste tema, elaboramos uma questão-problema pautada na temática da autopercepção de jovens em relação ao próprio uso da internet, relacionando-o a interferências nas esferas interpessoais e atencionais em relação às atividades acadêmicas e na presença de representações sociais que as tecnologias digitais exercem sobre os indivíduos. Acreditamos ser possível identificar padrões de comportamento de adolescentes com risco de uso excessivo em tecnologia e supomosserem capazes de reconhecerem-se utilizando a internet excessivamente, percebendo-se em isolamento social com pouca interação com o meio no qual estão inseridos e comprometimento das habilidades e competências sociais; percebendo, também, de que o uso da internet está causando um efeito negativo no campo atencional, com desvio de sua atenção durante as aulas e estudos e consequente comprometimento do rendimento escolar. Acreditamos também que, na vida dos jovens, a internet é representada, principalmente, pelos jogos e redes sociais. Para testar nossa hipótese, desenvolvemos uma metodologia baseada em um questionário com 19 questões, que foi aplicado em 245 alunos dos 9ºs anos às 2ªs séries do EM. A análise dos dados, permitiu que obtivéssemos uma caracterização do grupo pesquisado e constatamos que 51% dos indivíduos consideram-se dependentes da internet, mas apenas 19% diz estar conectado mais de 5h por dia, apesar de no mínimo 58% conectar-se quando acorda, quando vai dormir e nos intervalos das aulas e 41% durante os estudos. Observamos que mesmo dizendo-se dependentes, não acreditam que o uso das tecnologias digitais interfere nos relacionamentos interpessoais, apesar de 52% dizerem que seus familiares reclamam do seu excessivo uso da internet; 98% dizerem que preferem estabelecer relações pessoalmente e 24% declararem que seus sentimentos apenas podem ser modificados se estiverem em interação com o mundo real com mais frequência. Já na esfera atencional, 64% dizem sentir preguiça e/ou dificuldade em prestar atenção durante provas ou exercícios e 65% que a internet está relacionada à queda dos rendimentos escolares, porém 89%, dos que se declaram dependentes, declaram que o uso excessivo de internet não atrapalha na área das atividades escolares. Estes dados nos remetem a uma falta de metacognição nos aspectos citados acima. Em relação às representações sociais, as redes sociais apresentam-se como o núcleo central, com associação a recursos que trazem prazer e conforto. Percebemos a necessidade de uma classificação de patologia isolada relacionada às redes sociais. Em uma 2ª etapa do projeto planejamos uma série de intervenções com o objetivo de conscientizar o jovem em relação ao uso excessivo de internet, com o objetivo de encaminhá-lo a um processo de autoconhecimento, para assim poder gerenciar o próprio uso, além do desenvolvimento de um processo cognitivo mais complexo.

Palavras-chave: uso excessivo de internet, relacionamentos interpessoais, atenção em atividades escolares

Abstract

With the great technological advance of the last decades, especially with regard to information technology, the Internet becomes increasingly popular (Abreu et al., 2008), the number of accesses increases progressively in adolescents and Brazil has one of the highest indexes of technological dependence in the world and few studies on the subject. This overuse was recently included in the DSM-V as a psychopathology in online games. Considering the relevance of this topic, we elaborate a problem question based on the theme of the self-perception of young people in relation to the own use of the internet, relating it to interferences in the interpersonal and attentional spheres in relation to the academic activities and in the presence of social representations that the technologies exercise on individuals. We believe that it is possible to identify patterns of behavior of adolescents with risk of excessive use of technology and we suppose that they are able to recognize themselves using the Internet excessively, perceiving themselves in social isolation with little interaction with the environment in which they are inserted and impairment of the abilities and social skills; perceiving, also, that the use of the Internet is causing a negative effect in the attentional field, with deviation of their attention during classes and studies and consequent impairment of school performance. We also believe that, in the lives of young people, the internet is mainly represented by games and social networks. To test our hypothesis, we developed a methodology based on a questionnaire with 19 questions, which was applied in 245 students from the 9th grade to the 2nd grades of the MS. Data analysis allowed us to obtain a characterization of the group and found that 51% of individuals considered themselves dependent on the internet, but only 19% said they were connected more than 5h per day, although at least 58% were connected when she wakes up, goes to sleep and breaks classes and 41% during school. We observed that even though they say they are dependent, they do not believe that the use of digital technologies interferes in interpersonal relationships, although 52% say that their environment complains of their use on the Internet; 98% say they prefer to establish relationships in person and 24% say their feelings can only be modified if they are in interaction with the real world more often. In the attentional sphere, 64% say they feel lazy and / or have difficulty paying attention during tests or exercises, and 65% say that the internet is related to falling school incomes, but 89% of those who declare themselves to be dependent, declare that excessive use does not interfere in the area of school activities. These data point us to a lack of metacognition in the aspects mentioned above. In relation to social representations, social networks present themselves as the central nucleus, associated with resources that bring pleasure and comfort. We perceive the need for an isolated pathology classification related to social networks. In a second stage of the project, we planned a series of interventions aimed at making the young person aware of the excessive use of the Internet, in order to guide him to a process of self-knowledge, in order to manage his own use, in addition to development of a more complex cognitive process.

Key-words: internet excessive use, interpersonal relationships, atention in academic activities