PROJETOS
Sorrisutopia: desvendando o sentimento do jovem - ajudando o jovem a sorrir
Alunos: Maria Clara B. Nascentes, Catharina F. de Morais e Alessandra R. P. Maranca
Profª. Orientador(a): Rita M. Saraiva de Barros
Profª Coorientador(a): Sandra M. Rudella Tonidandel
Ano: 2016
Premiações
Descrição
Os casos de depressão estão aumentando ao longo dos anos, principalmente entre os adolescentes. Sociólogos acreditam que esse
agravamento está mais associado à maneira de pensar de uma geração do que com as próprias tragédias da mesma. Acreditamos que
a percepção da depressão entre os jovens difere daquela de anos atrás, até pela "romantização" e popularização da doença.
Compreendendo essa nova geração, a abordagem da depressão exige a criação e aplicação de outras metodologias. Estudos como os
de Freud, ressaltam a complexidade da mente humana e como lidar com ela, o que nos guiou ao longo da pesquisa. Segundo Latane,
a pressão social tem grande impacto na vida das pessoas, mostrando como as redes sociais conseguem mudar o seu comportamento e
sociabilidade. Por isso, desenvolvemos este projeto com o intuito de investigar formas de diminuir o número de pessoas atingidas
pela depressão e minimizar seu sofrimento. Para atingir esse objetivo, elaboramos um plano em duas etapas: 1ª etapa: detectar e
compreender os principais motivos de suas tristezas. 2ª etapa: formular uma metodologia, introduzindo um novo modo de abordagem,
capaz de auxiliar na prevenção da depressão nos jovens. Na 1ª etapa formulamos um questionário com perguntas para investigar e
analisar padrões relacionados aos amigos, à escola e à família, a ser aplicado aos adolescentes com faixa etária entre 14 e 17
anos. Em uma validação do questionário aplicado a um grupo de 10 adolescentes, pudemos perceber que as tristezas principais desses
jovens são maioritariamente relacionadas aos amigos, à escola e à família, nessa ordem. Na 2ª etapa produziremos vídeos, com a
assessoria de profissional qualificado, que serão disponibilizados em redes sociais, com temáticas de autoestima, sociabilidade
e os principais motivos de tristeza indicados pelos jovens. Assim, com a implementação da 2ª etapa pretendemos diminuir o
sofrimento dos jovens em estado de tristeza, desenvolvendo a inteligência intrapessoal, aumentando a interação social, diminuindo
a solidão e dificuldades e trazendo-os para uma nova vida
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