PROJETOS

Avaliação da imagem corporal, hábitos de vida e alimentares em adolescentes do Colégio Dante Alighieri

Aluna: AGATHA SCHWARTZMANN
Profª. Orientador(a): RITA M. SARAIVA DE BARROS
Profª Coorientador(a): SANDRA M. RUDELLA TONIDANDEL

Ano: 2015

Premiações

Descrição

          A imagem corporal é a figura de nosso próprio corpo e o corpo é a expressão da mente. Desde o nascimento, a aparência física é parte importante do que somos, tanto para o outro como para nós mesmos e influencia o modo como nos relacionamos. Os adolescentes que estão num estágio de grandes mudanças, tanto físicas quanto emocionais, apresentam um maior risco de insatisfação corporal. Sabemos também que os hábitos de vida e as práticas alimentares são construídos em determinações socioculturais e o adolescente tende a viver o momento atual, não dando importância às consequências de seus hábitos de vida e alimentares, sendo exemplo disto a alta porcentagem de jovens obesos e muitos anoréxicos. Essa insatisfação corporal tem sido atribuída especialmente a pressões socioculturais e à mídia. As mulheres querem uma magreza irreal e os homens um corpo musculoso. Então nossa questão-problema é “Os padrões de imagem corporal, hábitos de vida e alimentares dos adolescentes de ambos os sexos, do Colégio Dante Alighieri seguem os padrões cientificamente identificados?” Para em um segundo momento definir recursos que levem os adolescentes a uma imagem corporal positiva e autoconhecimento, promovendo alimentação e atividade física saudáveis. Nossas hipóteses são que os padrões da imagem corporal dos alunos do colégio seguem os padrões cientificamente identificados e que a arteterapia e a musicoterapia orientadas por profissional capacitado, podem ser efetivas para proporcionar aos adolescentes uma imagem corporal positiva, autoconhecimento e promover alimentação e atividade física saudáveis. O jovem poderá se expressar de forma mais clara e particular e aprender mais sobre si mesmo, corpo e mente. Para isso elaborei um plano em duas etapas: numa 1ª etapa, testarei a minha hipótese coletando os dados por meio de um questionário que será aplicado em cerca de 240 alunos de 13 a 16 anos de idade para analisar os seus padrões de comportamento. Em uma segunda etapa, sessões de arteterapia e musicoterapia serão oferecidas a um número menor de alunos que se interessem, os quais serão reavaliados. Com este trabalho tenho como objetivos um aumento na satisfação corporal de nossos alunos e o desejo de cuidar do próprio corpo, encorajando mudanças e inibindo comportamentos potencialmente causadores de danos, promovendo a saúde como um todo, desenvolvendo em ambiente escolar ações de prevenção e promoção da saúde.


Palavras-chave: imagem corporal, adolescentes, hábitos de vida.