PROJETOS

PRETO E BRANCO: Analisando as causas da desmotivação escolar em adolescentes com e sem a presença do Transtorno Afetivo Bipolar  - (cid 10)

Alunos: Amyr Braverman e Vitor Hugo Aguiar
Profª. Orientador(a): Rita Maria Saraiva de Barros
Profª Coorientador(a): Sandra Maria Rudella Tonidandel

Ano: 2014

Premiações

Descrição

          A desmotivação escolar é uma característica que vem se concretizando na vida do jovem estudante, levando-o a perder o interesse e principalmente a motivação para estudar. Essa desmotivação se mostra gradativa com o passar dos anos escolares devido à pressões sofridas pelos estudantes. Jovens com Transtorno Afetivo Bipolar-TAB (CID10), também estão sujeitos à essa desmotivação, e pensamos se a causa dessa desmotivação seria dada por essas pressões e/ou se a doença também contribui. Este trabalho visa avaliar se há uma possível correlação entre o TAB e a desmotivação do jovem no âmbito escolar em correlação com as pressões (fatores): socioeconômicos, sociais e de dificuldades escolares. O Transtorno Afetivo Bipolar, conhecido como TAB, é uma patologia da área de psiquiatria, cujas características são depressão e mania em episódios alternados e sem periodicidade definida. A depressão e mania têm sintomas que acreditamos levar à desmotivação escolar, já que durante os episódios, a atividade cerebral sofre alteração: no período depressivo a atividade é lenta, e no maníaco, acelerada. Nossa hipótese é que os jovens que apresentam TAB são mais desmotivados em ambiente escolar, entretanto, consideramos que, os outros fatores, anteriormente mencionados, também contribuem para a desmotivação. Para testar essas possíveis correlações serão aplicados testes em 225 indivíduos na idade entre 13 e 16 anos e 11 meses, sendo assim distribuídos: (n=150 Grupo Controle) -Alunos sem TAB, de escola com diferenças estruturais, tais quais: laboratórios, apoio tecnológico, entre outros; e (n=75 Grupo Experimental)- Pacientes do Hospital das Clínicas, com a patologia Transtorno Afetivo Bipolar, desenvolvida e já diagnosticada. Os questionários aplicados serão: Avaliação da Motivação Escolar Infanto-juvenil (com perguntas adicionadas); Questionário Social; e para o fator socioeconômico a escola informará a situação do aluno. Com o cruzamento dos dados e a avaliação dos resultados obtidos nos teste realizados no Grupo Controle e Experimental, pretendemos evidenciar a correlação entre a desmotivação e suas possíveis causas, para facilitarmos e auxiliarmos no estudo e entendimento do paciente com TAB e suas causas desmotivacionais.
Palavras-chave: motivação escolar, TAB, causas.