PROJETOS
PRETO E BRANCO: Analisando as causas da desmotivação escolar em adolescentes com e sem a presença do Transtorno Afetivo Bipolar - (cid 10)
Alunos: Amyr Braverman e Vitor Hugo Aguiar
Profª. Orientador(a): Rita Maria Saraiva de Barros
Profª Coorientador(a): Sandra Maria Rudella Tonidandel
Ano: 2014
Premiações
Descrição
A desmotivação escolar é uma característica que vem se concretizando na vida do jovem
estudante, levando-o a perder o interesse e principalmente a motivação para estudar. Essa desmotivação
se mostra gradativa com o passar dos anos escolares devido à pressões sofridas pelos estudantes.
Jovens com Transtorno Afetivo Bipolar-TAB (CID10), também estão sujeitos à essa desmotivação,
e pensamos se a causa dessa desmotivação seria dada por essas pressões e/ou se a doença
também contribui. Este trabalho visa avaliar se há uma possível correlação entre
o TAB e a desmotivação do jovem no âmbito escolar em correlação com as pressões
(fatores): socioeconômicos, sociais e de dificuldades escolares. O Transtorno
Afetivo Bipolar, conhecido como TAB, é uma patologia da área de psiquiatria, cujas características
são depressão e mania em episódios alternados e sem periodicidade definida. A
depressão e mania têm sintomas que acreditamos levar à desmotivação
escolar, já que durante os episódios, a atividade cerebral sofre alteração:
no período depressivo a atividade é lenta, e no maníaco, acelerada. Nossa hipótese
é que os jovens que apresentam TAB são mais desmotivados em ambiente escolar, entretanto,
consideramos que, os outros fatores, anteriormente mencionados, também contribuem para a desmotivação.
Para testar essas possíveis correlações serão aplicados testes em 225 indivíduos
na idade entre 13 e 16 anos e 11 meses, sendo assim distribuídos: (n=150 Grupo Controle)
-Alunos sem TAB, de escola com diferenças estruturais, tais quais: laboratórios, apoio
tecnológico, entre outros; e (n=75 Grupo Experimental)- Pacientes do Hospital das Clínicas,
com a patologia Transtorno Afetivo Bipolar, desenvolvida e já diagnosticada. Os questionários
aplicados serão: Avaliação da Motivação Escolar Infanto-juvenil
(com perguntas adicionadas); Questionário Social; e
para o fator socioeconômico a escola informará a situação do aluno. Com
o cruzamento dos dados e a avaliação dos resultados obtidos nos teste realizados no
Grupo Controle e Experimental, pretendemos evidenciar a correlação entre a desmotivação
e suas possíveis causas, para facilitarmos e auxiliarmos no estudo e entendimento do paciente
com TAB e suas causas desmotivacionais.
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