PROJETOS
Novas experiências: um desafio para todos
Alunas: Giuliana Mason Purchio, Ornella Pileggi Malafaia
Profª. Orientador(a): Regina Marques Marcók
Profª Coorientador(a): Sandra Maria Rudella Tonidandel
Ano: 2014
Premiações
Descrição
A cada dia que passa, os adolescentes vão se expondo a mais desafios e se aproximando cada vez mais do mundo
adulto. Suas escolhas e ações começam a traçar de forma mais marcante o
caminho que estão desenhando em suas vidas pessoal e profissional. Um dos traços da personalidade
humana é o quanto somos abertos a enfrentar novos desafios. Alguns pesquisadores da área
da psicologia apresentam o Modelo dos Cinco Grandes Fatores como um modo para descrever parte da estrutura
da nossa personalidade. Esse modelo, originado na teoria de Cattel, tornou-se uma base para grande parte
dos trabalhos relativos à identificação e mensuração das estruturas
da personalidade dos indivíduos. O objetivo de nosso trabalho é apresentar ao Serviço
de Orientação Educacional (O.E.) de uma Instituição de Ensino, um conjunto
de ações direcionadas a estudantes para o enfrentamento de novas experiências,
como um recurso para auxiliar os alunos no seu desenvolvimento psicossocial. Em seguida, pretendemos
analisar os dados da utilização dessas ações. Essas ações
podem ser de fundamental importância, pois novos desafios são, muitas vezes, vividos
de forma conturbada no âmbito escolar. Acreditamos que se estudantes, identificados com baixo
“nível de abertura para novas experiências”, tomarem consciência dessa
condição e puderem vivenciar, através de atividades direcionadas, situações
novas, poderão ampliar suas vivências, aumentando o espectro de possibilidades de respostas
a novas situações, até então, perturbadoras para alguns adolescentes. Para
isso, primeiramente, aplicaremos um teste, já desenvolvido e validado em pesquisas científicas,
a alunos de 8os anos do Ensino Fundamental, para identificar o “Nível de Abertura para
Novas Experiências” dos mesmos. A seguir, iremos propor ações à O.E.
que auxiliem os alunos a: 1º) tomarem consciência dos dessa condição e; 2º)
convidá-los a participar atividades que possam criar condições para que
os alunos possam vivenciar e lidar com os desafios que novas experiências nos trazem, tanto no
âmbito educacional quanto no da vida pessoal.
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