PROJETOS
AstroDante
Alunos: Breno Rudella Tonidandel e Giovanni Minatel Melo de Cerqueira
Profª. Orientador(a): Marcos Rogério Calil
Profª Coorientador(a): Miriam Brito Guimarães
Ano: 2014
Premiações
Descrição
Hoje em dia, apesar das facilidades de acesso às pesquisas astronômicas, a linguagem e os materiais
direcionados que são utilizados para divulgar essa área do conhecimento são, na sua maioria, complexos
para o público infantil e juvenil. Entender o universo e os fenômenos é importante para o desenvolvimento
humano, de forma a trazer mais pessoas interessadas em desenvolver essa área da ciência. Nossa questão
é entender como podemos produzir materiais de divulgação de fenômenos astronômicos de maneira a aproximar
crianças e jovens da astronomia. Nosso objetivo é criar vários objetos de aprendizagem para divulgarmos
eventos astronômicos direcionados para crianças e jovens, com a proposta de utilizar recursos de fácil
compreensão e grande interesse para o público. Nossa metodologia baseou-se em pesquisas nas listas de
eventos astronômicos (efemérides astronômicas) e na análise dos eventos via software Stellarium. Além
disso, fizemos o estudo das coordenadas altazimutais e equatoriais aplicadas para telescópio e fizemos
o alinhamento do telescópio utilizando duas estrelas como referência. Fizemos também a instalação da
webcam diretamente no telescópio, depois de verificarmos que colocar a webcam adaptada à ocular não
deu resultados bons nas imagens. As transmissões ao vivo dos eventos astronômicos ainda não foram feitas,
mas pretendemos fazer isso em breve, via YouTube. Pretendemos também fazer interações na sala de bate
papo com o público durante as transmissões ao vivo dos eventos astronômicos. Os primeiros testes de
filmagens com os telescópios já se iniciaram. Entretanto, ainda precisamos disponibilizar os vĂdeos
de fenômenos nos sites de nossa escola e no site do GACDA. Como próximos passos, estamos programando
a elaboração de um aplicativo para smartfones, em parceria com o NiDe (Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento),
que possa transmitir as imagens de fenômenos ao vivo para os jovens, acrescentando explicações de fácil
compreensão.
|