PROJETOS

IDU - Índice de Desenvolvimento Urbano

Aluno: Rodrigo Saldanha de Matos David
Profª. Orientador(a): Peterson Lásaro Lopes
Profª. Coordenador(a): Sandra Maria Rudella Tonidandel

Ano: 2013

Premiações


Descrição

          Há várias formas de se medir o desenvolvimento de uma região urbana. Entretanto, algumas reflexões mais profundas sobre os índices já existentes indicaram que há muitos parâmetros neles a serem melhorados. Dessa constatação surgiu a demanda da criação de um novo índice para as cidades.
O Índice de Desenvolvimento Urbano tem como objetivo medir o desenvolvimento urbano utilizando como parâmetro os padrões da ONU em seus cinco critérios (renda per capta, taxa de desemprego, médicos por habitante, taxa de população com acesso a água encanada, taxa de população alfabetizada). O Índice pretende proporcionar um número que reflita o desenvolvimento da cidade e a qualidade de vida de quem vive na mesma. Ele será medido multiplicando seus cinco critérios e depois fazendo a raiz quinta desse número, de modo a ter uma média geométrica.
Inspirado em índices já existentes como o IDH e o GINI, o IDU terá como base a cidade de São Paulo, maior do hemisfério sul. Aqui será possível analisar praticamente os principais problemas urbanos existentes, dada a diversidade presente na cidade, abrangendo áreas como a educação, a saúde, a economia entre outras. Elas influenciam muito na vida urbana e são fundamentais para uma boa qualidade de vida da população, e por isso serão os principais alvos do IDU para medição.
Por fim, o IDU também pretende suprir a falta de índices para a área de desenvolvimento urbano, que atualmente conta com índices locais e o IDHM, a versão municipal do índice de desenvolvimento, mas não conta com nenhum índice a especifico para a qualidade de vida municipal.