PROJETOS

TPM: Tempo Para Mudanças II

Alunas: Ana Carolina Paixão de Queiroz e Gabriela Pane Farias
Profª. Orientador(a): Rita Maria Saraiva de Barros
Profª Coorientador(a): Sandra Maria Rudella Tonidandel

Ano: 2013

Premiações

Credenciamento à Fenecit 2014, Recife, Pernambuco recebido na MOSTRATEC 2013

Descrição

          A síndrome pré-menstrual (SPM), popularmente conhecida como TPM, é o grupo de alterações físicas, comportamentais e emocionais que afetam suas portadoras e se manifestam em um período de cerca de sete dias antes da menstruação podendo se estender até o final do ciclo menstrual. O problema atinge de 30 a 40% das mulheres no mundo, desde a adolescência até o climatério (BERENSTEIN,1995), e, apesar de ser uma queixa frequente entre jovens, são poucos os estudos sobre a SPM na adolescência. Então, nossa questão-problema é “Como promover ações de conhecimento intrapessoal do próprio ritmo psicológico e biológico durante o ciclo menstrual de forma a diminuir a ocorrência de consequências sociais, físicas e psicológicas da SPM” e nossa hipótese é que promovendo o conhecimento das meninas sobre a ocorrência da SPM, por meio de interações entre especialista na área, sessões de arteterapia e preenchimento de tabela que auxilia a mulher na identificação de sintomas ao longo do ciclo, será dado a essas meninas ou mulheres a oportunidade de diminuir ou minimizar os desconfortos decorrentes da SPM.
Na primeira fase do trabalho, aplicamos um questionário para jovens de 14 a 16 anos a fim de identificar suas dificuldades durante o período pré-menstrual. Os resultados da primeira etapa apontaram que há pouco diálogo entre as jovens e os professores e com suas mães sobre esse tema. Constatamos que conversam mais com as amigas sobre o assunto. Os dados indicaram que a cólica menstrual é um dos maiores problemas enfrentados pelas meninas pesquisadas e 70% delas saem das aulas em decorrência de mal-estares. Identificamos que as jovens apresentam quantidades significativas de sintomas, pelos quais são muito afetadas durante o período pré-menstrual. Na segunda parte planejamos uma série de ações, tais como oficinas interativas com médico especialista, entrevistas, sessões de arteterapia orientadas e o preenchimento de tabela para identificação de sintomas, para análise pessoal (psicológica e física) do ciclo menstrual. A última etapa consistirá em entrevistas e aplicação de questionário para analisarmos o progresso do autoconhecimento e do protagonismo de desenvolvimento da inteligência intrapessoal, com melhor interação social e diminuição de situações de preconceitos e dificuldades.