PROJETOS

Motivando a aprender: reintegração de crianças e adolescentes com distúrbios mentais no ambiente escolar

Alunos: Amyr Braverman e Vitor Hugo Alves Aguiar
Profª. Orientador(a): Érica C. A. Dell Asem
Profª Coorientador(a): Sandra Maria Rudella Tonidandel

Ano: 2012

Premiações

Descrição

         Motivação é a capacidade do ser humano de realizar uma tarefa ou uma ação por conta própria, mantendo a pessoa com vontade de se superar e progredir perante a comunidade. Nosso trabalho tem como objetivo geral estabelecer métodos e formas de reintegração do indivíduo com Transtorno de Humor Bipolar, Transtorno Ansioso e Transtornos Alimentares (Anorexia e Bulimia) no ambiente escolar, utilizando como foco a motivação. Como questão-problema nós nos perguntamos como se distribui a taxa de desmotivação escolar em relação aos diferentes transtornos mentais citados anteriormente. Acreditamos que os pacientes com os respectivos distúrbios apresentam menor motivação escolar que crianças sem transtorno, já que distúrbios como o de Bipolaridade atrapalham nas necessidades fisiológicas do paciente, como a de segurança, social, de estima e de auto realização, que são necessárias para a formação da motivação segundo a Teoria da Motivação de Maslo. Vamos aplicar a Escala para Avaliação da Motivação Escolar Infanto-juvenil (EAME-IJ) em 100 pacientes de cada transtorno escolhido e citado anteriormente, todos em acompanhamento pelo Hospital das Clínicas (com o qual estabelecemos parceria). A idade do grupo varia entre 13 e 17 anos. Para o grupo controle teremos 100 alunos de escolas públicas. Se confirmada nossa hipótese desenvolveremos, posteriormente, métodos e formas de reintegração do aluno com Transtorno de Humor Bipolar, Transtorno Ansioso e Transtornos Alimentares em ambiente escolar.