PROJETOS

Lacre-Latas : selante de plástico por constrição que evita a contaminação

Aluno: Gabriel Soares de Camargo Munaro
Profª. Orientador(a): Rita Maria Saraiva de Barros
Profª Coorientador(a): Sandra Maria Rudella Tonidandel

Ano: 2012

Premiações

Descrição

         Quando se fala sobre as formas de contaminação alimentar, a menos abordada é a contaminação pela superfície das latas de bebidas. Entretanto, consideramos que o assunto não deixa de ser merecedor de grande atenção.
Este tipo de contaminação pode ser tão prejudicial à nossa saúde que foi proposto um Projeto de Lei que determina que as empresas fabricantes de bebidas adotem algumas formas de prevenção relacionadas à higiene da embalagem e à conscientização da população quanto ao seu armazenamento.
Já nessa direção, algumas empresas colocaram lacres de alumínio prensados em suas latas. No entanto, estes são comprovadamente ineficientes, pois propiciam um ambiente ideal para o crescimento de microrganismos que podem ser ingeridos, prejudicando a saúde do consumidor.
Portanto, existe a necessidade de se criar uma solução capaz de evitar este tipo de contaminação, visto que o consumo de bebidas enlatadas é muito grande. É importante que a solução proposta consiga agradar também as empresas produtoras dessas bebidas apresentado a elas um método de produção de baixo custo e de fácil aplicação, além de ser uma solução que use materiais facilmente recicláveis, contribuindo com o ambiente.
Nossa proposta de trabalho é a produção de um lacre de plástico biodegradável e termo retrátil preso à lata por constrição pelo uso do calor e da pressão. Acreditamos que este processo poderia gerar um lacre que realmente impediria a entrada e o crescimento dos microrganismos além de ser resistente, barato e pouco poluente.
O protótipo já foi produzido e atualmente estamos dando continuidade ao projeto avaliando a eficiência do lacre através de testes microbiológicos, com a utilização de meios de cultura específicos para fungos, bactérias e coliformes fecais. Para tal análise estamos utilizando metodologias descritas por outros autores.
Após a obtenção dos resultados da análise microbiológica passaremos para os testes de aceitação do novo produto junto ao público consumidor.