PROJETOS

Influência da atividade física (yoga) de Transtornos de Déficit de Atenção/Hiperatividade

Alunos: Fernando Freire Lula de Souza e Isabela Ferreira Billi
Profª. Orientador(a): Regina Marques Marcók
Profª Coorientador(a): Sandra Maria Rudella Tonidandel

Ano: 2012

Premiações

Descrição

         O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade tem duas características principais: a hiperatividade e a desatenção, motivos destacados, frequentemente, como responsáveis pelo fraco desempenho acadêmico dos estudantes portadores. Estes possuem uma alteração do lobo frontal do cérebro, região que, entre outras funções, coordena a atenção e ações diversas no ser humano. Objetivando potencializar a atenção dos portadores no ambiente escolar, o presente projeto propõe a aplicação de sessões de Yoga, já que esta possui uma vertente que propicia uma auto percepção do corpo e potencializa o processo respiratório dos indivíduos. No presente projeto, 25 alunos portadores do TDA/H e 25 sem nenhum transtorno diagnosticado participaram de 11 sessões de Yoga, durante um tempo aproximado de 5 minutos cada. Antes da primeira sessão e após a última, os alunos fizeram uma atividade no computador para a avaliação do tempo de resposta de cada exercício programado em um software utilizado com este fim específico. Os exercícios foram elaborados com o auxílio de uma neuropsicóloga, com o objetivo de verificar a atenção dos portadores do transtorno quando comparados aos resultados de um grupo controle. As sessões de Yoga foram compostas por exercícios previamente selecionados por uma profissional da área, que teve como intuito melhorar a respiração e relaxar os alunos, aumentando o foco de sua atenção. Foi produzido um vídeo com a professora de Yoga, a qual orientou a execução dos exercícios. Após esta etapa, cada aluno e seus respectivos professores responderam um questionário avaliando suas percepções em relação aos efeitos dos exercícios. Para completar a análise dos testes e dos questionários aplicados, cruzamos estes resultados com informações nos diagnósticos dos portadores enviados à Escola, o que permitiu uma avaliação qualitativa mais refinada dos efeitos dos exercícios sobre o nível de atenção de cada portador, pois os mesmos carregam comorbidades específicas e particulares.