PROJETOS

Razão áurea aplicada à arquitetura de casa popular: Democratização da beleza em favor da qualidade de vida

Alunas: Beatriz Poloni Batista e Lia Paula Poloni.
Profa. orientadora: Sandra M. R. Tonidandel.
Co-orientador: Diogo dos Santos.
Ano: 2011.

Premiações

 

Descrição

Existe uma razão, na matemática, chamada áurea que proporciona harmonia e beleza aos locais onde é utilizada. Essa razão já foi utilizada por importantes artistas como Leonardo da Vinci, Salvador Dali, Sandro Botticelli e entre outros. Os gregos da Grécia Antiga utilizavam muito essa razão em suas arquiteturas, então pensamos também em utilizá-la.

Para melhorar a qualidade de vida das pessoas, resolvemos fazer uma casa popular que tenha como base a razão áurea. Assim proporcionará ao morador, que mora nessa casa, uma sensação de harmonia e beleza e terá uma vontade maior de seguir em frente.

Para isso, fizemos várias pesquisas sobre casas populares, razão áurea(onde se encontra, quem descobriu e etc.) e arquiteturas que utilizam-na.

Para iniciar nosso projeto, fizemos uma planta baixa de um terreno retangular que apresenta a razão áurea e nele colocamos casas com a mesma razão, isso proporcionará uma beleza e harmonia ao local, o que não teria se fosse simplesmente construído aleatoriamente em forma de prédios comuns.

Isso, além de melhorar a estética da nossa cidade, irá também melhorar a vida de quem morar nessas casas, pois elas deixarão de viver em casas precárias, muitas vezes apertadas e até desconfortáveis, para morar em um local melhor, mais bonito e principalmente mais harmônico e confortável, tornando assim a sua vida mais agradável.

Futuramente pensamos em colocar em nossas casas algo sustentável que irá ajudar o meio ambiente e também os moradores.