PROJETOS

Diagnóstico de Geração de Resíduos Químicos Laboratoriais de Escolas Técnicas de Química do Estado de São Paulo

Alunos: Érick de Andrade Hannud e Isabela Fernandes Dantas Vasconcellos.
Profa. orientadora: Mara Cristina Pane.
Profa. Co-orientadora: Sandra M. R. Tonidandel.
Ano: 2011.

Premiações

 

Descrição

Desde a Revolução Industrial, todos os tipos de indústrias, desde têxteis às automobilísticas, descartam grandes quantidades de resíduos químicos. A geração de resíduos, porém, não é exclusividade da indústria química, ainda que em termos de volume gerado e periculosidade ela seja a campeã (Druzzian, 2005), o que faz com que seja controlada com mais rigor. Atividades de laboratório realizadas em instituições de ensino, tanto em escolas do ensino médio quanto em universidades e escolas técnicas, seja em aulas experimentais ou atividades de pesquisa, também geram resíduos que podem oferecer riscos ao meio ambiente ou à saúde (Amaral et al ., 2001).

Este trabalho foi criado pois de modo geral as instituições de ensino não são consideradas poluidoras importantes, não sofrendo uma fiscalização rígida. Nossa questão é se as instituições de ensino como as escolas técnicas de Química do Estado de São Paulo tratam ou destinam os seus resíduos produzidos? E esses resíduos possuem uma periculosidade preocupante, necessitando de uma fiscalização de algum órgão como ocorre nas indústrias? Acreditamos que as instituições de ensino são produtoras de resíduos perigosos, porém não devem tratá-los ou destiná-los corretamente, sendo necessária uma fiscalização como nas indústrias.

O diagnóstico foi feito através da análise de dois questionários aplicados para um grupo de 15 e de 16 professores de química em escolas técnicas de Química com o propósito de identificar os resíduos gerados em seus laboratórios nas aulas práticas de química. Além disso, o objetivo é de diagnosticar a situação dessas perante a quantidade, a periculosidade e o que é feito com os resíduos que elas produzem.

Foram escolhidas escolas técnicas de química dentre outras instituições de ensino por acreditarmos que a quantidade de resíduos químicos gerados em laboratório é maior, resultando em maiores danos ao meio ambiente e à saúde. Como principais dados obtidos, mais da metade dos resíduos produzidos possuem uma periculosidade preocupante, e aproximadamente vinte por cento das escolas pesquisadas despejam os resíduos nos esgotos. Portanto, concluímos realmente ser necessário um controle com os resíduos descartados, seja tratando-os dentro da própria escola ou fazendo sua correta destinação.

Pretendemos estender nosso retrato para as universidades e criar um site para os alunos e professores para auxiliar na destinação correta.

Esse possuirá uma cartilha própria com diversos métodos, descritos de fácil compreensão, de tratamento dos resíduos químicos gerados em laboratórios de escolas técnicas de Química. Essa elaboração será feita em conjunto com professores de diferentes escolas técnicas em um site nosso a ser criado.