PROJETOS

Células-tronco mesenquimais do tecido adiposo: a relação entre as características dos doadores e as possibilidades de potencialização do seu uso na aplicação clínica

Alunas: Isabella Bedin Pinheiro e Laura Rudella Tonidandel.
Profa. orientadora: Sandra M. R. Tonidandel.
Ano: 2011.

Premiações

2º Lugar Geral na categoria Ciências da Saúde
Credenciamento e Inscrição para a participação na MOSTRATEC (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia) em Novo Hamburgo, RS.
Credenciamento ao Gran Encuentro Nacional de Ciencia Joven/Feria Nacional de Ciencia y Engenharia em Puebla que ocorrerá no México em 2012 e
3º Lugar na área de Medicina e Saúde do país Brasil na MOSTRATEC 2011.

Descrição

O tema células-tronco é de alto interesse para a qualidade de vida de pessoas com doenças crônicas. A possibilidade de utilização desse tipo de célula em novas tecnologias que possam auxiliar a saúde de grande parte da população nos levou a investigar novas possibilidades de pesquisa com esse tema. Depois de uma ampla investigação bibliográfica, percebemos que algumas questões ainda estão abertas a pesquisas experimentais. Nossa hipótese é que as características dos doadores do tecido adiposo, proveniente das lipoaspirações, devem influenciar o crescimento posterior dessas células in vitro. Atualmente, não se sabe se isso interfere no seu desenvolvimento. Se realmente houver influência, poderemos separar e classificar as melhores células, melhorando assim a aplicação clínica. A partir dessas premissas, elaboramos o objetivo do trabalho que é verificar se existe uma correlação entre as características dos doadores de tecido adiposo, provenientes de lipoaspirações, com o desenvolvimento celular in vitro, visando a melhoria da aplicação clínica desses tipos de células, classificando e selecionando as ? melhores” células para cada tipo de paciente. Assim, poderia ser evitado o aparecimento de tumores (câncer) durante o tratamento devido a excesso de desenvolvimento celular. Além disso, o tratamento com células-tronco poderia ser muito mais rápido e eficaz se for considerado a forma de desenvolvimento celular característica da célula-tronco do doador. Se conseguirmos construir e elaborar um padrão de caracterização desses tipos de células, poderemos concretizar nosso grande sonho, que é desenvolver um banco de células-tronco, permitindo que as pessoas que precisam de um tratamento possam ter um doador compatível com a quantidade de células necessárias para seu tipo de caso clínico. Isso economizaria bastante tempo e faria com que o tratamento fosse mais eficaz e competente, aumentando assim as suas chances de cura. Assim, para a realização de nossa pesquisa experimental, organizamos uma metodologia para que pudéssemos entender o crescimento das células-tronco in vitro e, iniciamos visitas semanais ao Laboratório de Imunologia do InCor para analisar o crescimento das células-tronco in vitro e as possibilidades de relações com as características de doadores. A metodologia de análise baseou-se na construção de uma tabela e seu preenchimento com os registros das informações sobre: a passagem em que a célula está (quantas vezes ela já foi tripsinizada), a quantidade de células nas garrafas de criação, a data da observação e quantos dias ela está em cultura.

Na Passagem 2 (P2) comparamos a quantidade de células de cada doador e então, procuramos evidências de relação entre as características dos doadores, como: o sexo, a idade, o IMC (índice de massa corpórea), se faz uso de medicamentos, a quantidade inicial de gordura doada e seu o crescimento em cultura. Para isso, utilizamos os dados dos sujeitos de pesquisa fornecidos pelas clínicas onde foram realizadas as lipoaspirações. Nossa análise revelou haver uma correlação entre o IMC dos sujeitos de pesquisa do sexo feminino e a razão (célula/mL de gordura), indicando que apesar do n experimental (sujeitos de pesquisa) ser pequeno, o coeficiente de correlação é de 0,6. Esses resultados preliminares podem indicar que determinadas características dos doadores de células-tronco mesenquimais do tecido adiposo podem possivelmente melhorar a aplicação clínica. Como próximo passo na metodologia, como forma de ampliar a caracterização das células-tronco de doadores, investigaremos a ação da molécula Beta-Catenina nas células-tronco mesenquimais do tecido adiposo, quando seu inibidor, chamado WNT, deixa de estar ativo, deixando assim a Beta-Catenina livre para agir no interior das células de cada doador. A análise da atuação dess molécula é importante para a compreensão do mecanismo de desenvolvimento da célula-tronco mesenquimal.