PROJETOS

TIPOS DE ESCRITA: COMPARANDO CIENTISTAS E JORNALISTAS

Alunas: Carolina Abrusio Carneiro da Cunha.
Profa. Orientadora: Érica Cavalcanti de Albuquerque Dell Asem.
Profa. Co-orientadora: Sandra M. R. Tonidandel.
Ano: 2010.

Premiações

 

Descrição

A Divulgação Científica faz parte de nossas vidas, embora não percebamos. Ela está presente em textos de jornais e revistas que abordam temas científicos. Ela é mais um meio de comunicação muito utilizado nos dias de hoje, mas são poucas as pessoas que conseguem entendê-la. Afinal, qual é o tipo de escrita usado na Divulgação Científica que mais agrada o público? Essa é a questão-problema que pretendo abordar em meu trabalho. Acredito que os jovens se interessam mais por textos jornalísticos, já que os jornalistas estão acostumados a escrever para esse tipo de público. Para testar minha hipótese, apliquei questionários em cinco grupos de alunos diferentes (7º, 8º, 9º, 1º anos e Cientista Aprendiz): dois textos adaptados por mim sobre a mesma pesquisa, um da revista Science e outro do G1 (site da Globo). Pude observar que, quanto maior a escolaridade dos alunos, mais facilidade eles têm em responder os questionários. Ainda pude concluir que os alunos do Cientista Aprendiz foram os que tiveram maior facilidade em respondê-los. Esse resultado pode ser explicado pelo maior contato desse público com leituras do meio científico e é independente da idade (os alunos mais novos do Cientista Aprendiz tiveram melhor desempenho do que os alunos de !ºs anos do ensino médio).