PROJETOS

INFLUÊNCIA ALIMENTÍCIA E ESCOLAR NOS PORTADORES DE TDA/H

Alunas: Isabela Ferreira Billi e Fernando Freire Lula de Souza.
Profa. Orientadora: Érica Cavalcanti de Albuquerque Dell Asem.
Profa. Co-orientadora: Sandra M. R. Tonidandel.
Ano: 2010.

Premiações

 

Descrição

O TDA/H (Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade) é um distúrbio mental que ocorre devido a alguma demência na região do lobo frontal do cérebro (fundamental na modulação do comportamento humano), e tem como características principais hiperatividade e desatenção. Escolhemos esse tema com o objetivo de facilitar o trabalho de professores que lecionem a esses alunos. Com a finalidade de saber se a alimentação e atividades escolares influenciam na agitação desses portadores, elaboramos a seguinte hipótese “Acreditamos que é possível conter a agitação dos portadores do TDA/H apresentando-lhes atividades relacionadas a assuntos que lhes são prazerosos. Cremos, também, que uma dieta balanceada auxilia em sua aquietação”. Para comprová-la, observamos o comportamento de alunos portadores de TDA/H em diferentes aulas e partes do dia. A partir dos resultados que obtivemos por meio das observações e de questionários aplicados em todos os alunos (incluindo os que não apresentam esse transtorno), concluímos que os alunos, tanto os portadores do TDA/H quanto os demais, se mostram mais calmos durante as aulas que lhes são mais apreciadas (dentre as quais, Matemática, Educação Física, Arte e Italiano). Então, a parte inicial de nossa hipótese foi aceita. No entanto, chegamos, também, à conclusão de que os alimentos (que são semelhantes tanto os consumidos pelos portadores do TDA/H quanto os ingeridos pelos demais) não influenciam na agitação dos portadores. Então, a segunda parte de nossa hipótese foi rejeitada. Pretendemos, a seguir, incluir atividades no dia-a-dia dos portadores tentando diminuir sua agitação e desatenção.