PROJETOS

TECENDO SAÚDE: A tecitura de substâncias antimicrobianas a partir da ooteca da aranha Phoneutria Nigriventer (Aranha Armadeira)

Autor: Leonardo de Oliveira Bodo.
Prof. Orientador: Pedro Ismael Junior.
Profa. Co-orientadores: Carolina B. Lemos e Sandra M. R. Tonidandel.
Ano: 2009.

Premiações

FEBRACE 2010
- Credenciamento para feira internacional INTEL-ISEF (International Science and Engeneering Fair) 2011 para compor a delegação brasileira em San Jose - California, EUA
- 1º lugar em Destaque Inovação
- 2º lugar em Ciências Biológicas

Participação

INTEL-ISEF 2010 - 2º lugar Tecelagem de Saúde

Descrição

Cada vez mais verificamos que antibióticos perdem a sua capacidade de cura. Meu trabalho procura investigar novas fontes de antibióticos, buscando suprir a demanda desse tipo de medicamento.
A partir da leitura de uma pesquisa que encontrou antibióticos em ovos de aranha, elaboramos a hipótese que deveria existir algum tipo de molécula antimicrobiana também nas teias, uma vez que estas são utilizadas na captura de presas e precisam estar preparadas para evitar que fungos e bactérias contaminem o local. Além disso, verificamos que algumas culturas populares utilizam teia de aranha em ferimentos graves, como forma de proteção antimicrobiana.
A metodologia utilizada baseou-se na busca de antibióticos na ooteca da aranha Phoneutria Nigriventer. A ooteca é construída com a seda (teia) da aranha. Realizamos processos de purificação, utilizando o HPLC (High Performance Liquid Chromatography) que separa moléculas a partir de uma matriz por meio de espectrofotometria. Além disso, realizamos diversos testes que comprovam a atividade antimicrobiana utilizando microplacas, em ambiente estéril. Para as moléculas que apresentaram atividade contra microorganismos fizemos o seqüenciamento de aminoácidos (em andamento)
Ao final dos testes, foi possível verificar que 3 amostras obtidas na purificação do bruto da ooteca da aranha Phoneutria Nigriventer apresentam atividade contra a bactéria Micrococus Luteus, que é uma bactéria gram-positiva. . Novos testes estão sendo feitos para evidenciar a atividade de moléculas que agem contra a levedura Candida Albicans.

Fotos