PROJETOS

DEFICIÊNCIA VISUAL: Uma proposta de inclusão

Autor: Carolina L. R. Amaral.
Profa. Orientadora: Carolina B. Lemos.
Profa. Co-orientadora: Sandra M. R. Tonidandel.
Ano: 2009.

Premiações

FEBRACE 2010
- Prêmio de Reconhecimento da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Descrição

Deficiência visual significa uma condição irreversível com redução da resposta visual, em virtude de causas adquiridas, hereditárias ou congênitas. A Organização Mundial de Saúde afirma que cerca de 1% da população mundial apresenta algum grau de deficiência visual, que poderiam ser reduzidos em até 50%, se realizassem medidas preventivas eficientes nos campos de saúde e educação.
O desconhecimento sobre este tipo de deficiência, além de gerar preconceito, dificulta a inclusão social do portador. A sociedade, que não sabe como lidar e nem como agir com naturalidade com estes deficientes acaba por afastar-se.
Será que a informação é capaz de diminuir o preconceito e melhorar a inserção do deficiente visual na sociedade?
A hipótese deste trabalho é que a sociedade precisa enxergar todo o potencial que o deficiente visual possui e não apenas enxergar a sua deficiência. Para isso, consideramos que a informação seja um caminho.
Acreditamos que quando as pessoas estiverem mais à vontade para falar sobre deficiência, seja ela qual for, as barreiras que separam os portadores de deficiência e a sociedade deixarão de existir, diminuindo o preconceito.
O objetivo desta pesquisa é divulgar para alunos do ensino fundamental II as dificuldades vividas no cotidiano dos deficientes visuais, pois acreditamos que a partir do momento em que as pessoas reconhecem estas dificuldades, o preconceito diminui, facilitando assim a inclusão na sociedade dos deficientes visuais.
O encaminhamento metodológico realizado nessa pesquisa baseou-se em cinco etapas: 1) Pesquisa sobre o tema; 2) Visita à “Fundação Dorina Nowill para cegos”, para vivenciar as dificuldades enfrentadas pelo deficiente visual, 3) Formulação de questionário para ser aplicado aos alunos do 7º ano do Colégio Dante Alighieri. Através deste questionário buscamos identificar seus conhecimentos sobre a deficiência visual e localizar a existência ou não de preconceito; 4) Aplicação, análise e tabulação do questionário; 5) Realização da gincana “Sala dos Sentidos”, com o objetivo dos alunos “vivenciarem” algumas atividades que fazem parte do dia-a-dia dos deficientes visuais.
Outras etapas da pesquisa ainda serão realizadas como aula expositiva sobre “deficiência visual”, “Bate-papo” entre os alunos e um portador de deficiência visual, reaplicação do questionário para os alunos e por fim aplicação, análise e tabulação do questionário e comparação com o questionário anterior.
As análises dos resultados parciais estão sendo realizadas.

Fotos