PROJETOS

COMPOSTEIRA URBANA: Um equipamento alternativo para ser utilizado em apartamentos

Autores: Pedro Adde Anuardo e Danilo Guimarães.
Profa. Orientadora: Sandra M. R. Tonidandel.
Co-orientador: Bruno Carmo.
Ano: 2009.

Premiações

 

Descrição

Um dos grandes problemas urbanos é a grande produção de lixo e falta de espaço nos aterros sanitários. Um dos fatores que contribui com esse fato é a grande produção de lixo individual e não apenas de empresas. Cada ser humano produz, em média, 1 quilograma de lixo diariamente. Um dos meios de diminuir a quantidade de lixo orgânico é por meio da composteira, que transforma o lixo orgânico em adubo de boa qualidade. Nosso projeto visa desenvolver uma composteira de baixo custo, pequena (aproximadamente 60 cm de altura por 40 cm de largura), e que possa ser usada com facilidade nos apartamentos das cidades. Essa caracterização decorre do fato de que nos grandes centros urbanos existe um grande índice de moradias pequenas, em geral apartamentos pequenos. Além disso, de acordo com nossas pesquisas, os moradores dos grandes centros urbanos dispõem de pouco tempo para as atividades domésticas e, apesar de muitos terem a consciência ambiental e da necessidade de mudanças de hábitos em relação ao lixo, não têm tempo para gerenciar essa nova forma de atitude.
Essa composteira pretende ser útil para essas pessoas, além de permitir a produção de adubos. Esse produto pode ser usado em hortas, vasos ou até mesmo vendido, ajudando na renda dessas pessoas.
Para construir nossa composteira escolhemos materiais de baixo custo (materiais reutilizados) como galões de água. Para facilitar o uso, a composteira possui uma manivela, que girará o galão, evitando assim a necessidade de ferramentas, como pás, para misturar o lixo. O lixo orgânico foi colocado com folhas e foi movimentado semanalmente com a manivela. Fizemos medidas de volume de lixo orgânico colocado, além de fazermos observações em relação ao cheiro, aspecto e facilidade de uso.
Observamos que o volume do lixo diminui consideravelmente em apenas 1 semana de uso. Então, podemos afirmar que a composteira urbana é eficiente na redução de lixo, além disso, houve facilidade no uso, e não ocorreu odor desagradável. O principal problema foi o aparecimento de Drosófilas, que foi solucionado com tecidos tampando a composteira. Futuramente, o uso de minhocas para agilizar a compostagem pode ser considerado, além de ser necessária a criação de um sistema melhor para a remoção do chorume.

Fotos