PROJETOS

BOMBA D'ÁGUA: Uma proposta para reutilização da água do banho

Autores: Pedro Strazza de Azevedo e Tiago Valmórbida Dell’Oso Prado.
Prof. Orientador: Eraldo Rizzo.
Profa. Co-orientadora: Sandra M. R. Tonidandel.
Ano: 2009.

Premiações

 

Descrição

A discussão sobre o futuro da humanidade no que se refere à disponibilidade de água tem sido cada vez mais intensa com o passar do tempo.
A cultura de disponibilidade infinita de água que pauta as ações do cidadão brasileiro têm sido combatida pelo esclarecimento permanente de que isto se trata de uma ilusão, uma vez que vivemos num ambiente orgânico e sistêmico, altamente interdependente.
Com isto em mente, as ações de nosso cotidiano são determinantes para provocar um verdadeiro impacto ambiental positivo, visando preservar nossas reservas hídricas e sua disponibilidade para as futuras gerações, gerações estas que devem ser educadas no contexto dessas ações locais visando resultados globais.
A água do banho, por exemplo, oferece uma possibilidade de reuso em outras situações em que não se exija tanto saneamento, como lavagem de quintal, descarga em vaso sanitário e, com algum tratamento, rega de jardins. Surge, então o desafio da coleta e armazenamento desta água. Nosso trabalho pretende estudar as soluções já propostas para este desafio e oferecer aprimoramentos possíveis ao projeto de uma bomba d’água manual de baixo custo, a fim de contribuir com a cultura da preservação e uso racional da água.

Fotos