PROJETOS

CONSCIÊNCIA E AÇÃO: Aquecimento global

Autores: Ana Claudia Cassanti, Ana Clara Cassanti e Felipe Seabra Fernandes.
Profas. Orientadoras: Sandra M. Rudella Tonidandel e Suzana Ursi.
Ano: 2008.

Premiações

FEBRACE 2009
- 3º lugar para Melhor Stand da feira
MOSTRATEC 2008
- Credenciamento para a Milset, na Tunísia

Descrição

Acreditamos serem muito importantes o conhecimento e a reflexão sobre a problemática do aquecimento global, pois, ao convivermos com essa situação, ações precisam ser realizadas para que esse problema não se agrave. Levando em consideração que a maioria de nossos conhecimentos é adquirida dentro do ambiente escolar, tivemos como proposta a realização de atividades criativas para que todos os alunos se conscientizem sobre esse grande problema que enfrentamos nos dias atuais. Além disso, pretendíamos que essa conscientização levasse a algumas ações individuais e coletivas. Dessa maneira, tivemos como objetivo testar a hipótese de que é possível a conscientização de que o aquecimento global está ligado à ação de cada um, não só do governo. Assim, acreditamos que cada pessoa é capaz de realizar pequenas ações, as quais, unidas, poderão gerar uma grande modificação. As informações utilizadas como base para o trabalho, além de serem obtidas por meio de pesquisas bibliográficas, foram adquiridas também através de palestras que tivemos em um órgão chamado British Council, de cujo projeto “Embaixadores do Clima” o nosso grupo faz parte. Dividimos as ações em quatro módulos: “Desmatamento”, “Economia e Desenvolvimento”, “Agronegócio” e “Energia”. Cada módulo tem um agregado de iniciativas, que envolvem palestras e ações criativas. No primeiro módulo, fizemos palestras para alunos de 2º ano do ensino médio e para professores. A ação criativa foi feita por alunos de 12 a 13 anos que plantaram mil mudas numa área do bairro Itaim Paulista, região de um antigo lixão e de menor arborização da cidade de São Paulo. No segundo módulo (desmatamento), promovemos palestras para alunos dos 9ºs anos (de idade de 14 anos) sobre o tema e, através de oficinas, ensinamos a construção de coletores solares de baixo custo para 350 alunos de 9º ano. Para esse terceiro módulo, nossas palestras têm sido feitas para alunos de 3ª série do ensino médio sobre o tema agronegócio e aquecimento global, e nossa ação criativa baseia-se numa campanha popular contra o uso de sacolas plásticas pelo comércio de São Paulo, propondo alternativas viáveis e menos poluentes. Como proposta final, ainda desejamos criar uma sacola feita de garrafas PET que se ajuste totalmente aos carrinhos de supermercado, bem como promover a substituição, por ela, das sacolas plásticas (que tanto mal causam ao meio) buscando, para isso, o convencimento da população.

Fotos