PROJETOS

MENINAS SUPERPERIGOSAS: Neuras, anas e mias. O problema pode estar mais próximo do que você imagina!

Autores: Andreza A. A. Milano, Helena C. Canheo.
Profas. Orientadoras: Suzana Ursi, Sandra M. R. Tonidandel.
Ano: 2007.

Premiações

 

Descrição

Os adolescentes buscam os padrões de beleza ditados pela mídia e aceitos pela sociedade em geral como modelo de perfeição. No entanto, nessa fase de grandes transformações, é difícil se enquadrar nesse padrão, o que acaba gerando angústia e insegurança, quando o assunto é o corpo. Esse pode ser o princípio de um perigoso ciclo que envolve as “Neuras” (neuroses relacionadas à auto-imagem), “Anas” (anorexias nervosas) e “Mias” (bulimias nervosas). Os distúrbios alimentares são mais comuns do que pensamos, principalmente em adolescentes, e podem ter graves conseqüências físicas e psicológicas, levando até à morte. Nosso objetivo é verificar se existe comportamento de risco para os distúrbios alimentares anorexia nervosa e bulimia nervosa entre alunos do Ensino Fundamental de nosso Colégio.Vamos testar a hipótese de que esse comportamento existe e é mais acentuado em alunos do 9º ano, quando comparados aos alunos do 6º ano. Também pretendemos desenvolver materiais educativos sobre distúrbios alimentares. Inicialmente, buscamos informações em fontes de pesquisa como artigos científicos, pois também não conhecíamos bem o assunto. Também buscamos informações no orkut e em blogs, visando entender as pessoas envolvidas no problema. Elaboramos um questionário com base em critérios científicos já existentes, mas adaptado com perguntas que achamos interessantes. Pedimos para alunos de duas classes do 6º ano responderem ao questionário (50 alunos) e vamos pedir para alunos de duas classes do 9º ano também o responderem. Faremos a análise e comparação dos dados dos questionários. Os índices de massa corpórea declarados pelos alunos serão comparados com dados reais, fornecidos pelo Depto. de Educação Física (apenas médias das classes e não informações confidenciais). Finalmente, desenvolveremos materiais educativos sobre o tema de nosso trabalho.

Fotos