PROJETOS

MERGULHO VIRTUAL: Analisando uma atividade de educação ambiental

Autores: Ana C. Tibério, Ariel Garcia Jeldes, Bianca Logiudice, Fellipe Marcellino, Fernando Serec, Gabriel Crespi, Gabriel Lobo, Luiza Almeida Santos, Mariana L. Conceição, Matheus Castro, Pedro Fagundes, Pedro Milani, Rafael Cimino.
Profas Orientadoras: Eliana Ermel de Araújo, Suzana Ursi.
Ano: 2006.

Premiações

 

Descrição

A preservação dos recursos naturais é necessária à manutenção da vida em nosso planeta. Conhecer e valorizar os recursos representa a primeira etapa do processo. A partir desse pensamento, desenvolvemos uma atividade de educação ambiental, denominada Mergulho Virtual. Essa atividade foi inicialmente concebida por uma equipe do Projeto Ecossistemas Costeiros da USP e consistia em uma série de painéis que representavam uma trilha virtual com diferentes informações sobre mergulho e ambiente marinho. Os participantes respondiam a uma ficha ao longo da atividade e conferiam o resultado no final. Nosso objetivo foi tornar a atividade adequada principalmente para o ensino fundamental (11-14 anos) e mais interativa e interessante para todos os visitantes. A parte central de nosso projeto foi idealizar e construir as seguintes atividades lúdicas ou experimentos sobre os temas abordados nos painéis: (1) jogo sobre história do mergulho que aborda desde o mergulho na Pérsia antiga até os melhores equipamentos dos dias de hoje; (2) tubo preenchido com água que permite sentir diferentes pressões dependendo da altura; (3) atividade lúdica com figuras que demonstram a variação de cor no ambiente marinho dependendo da profundidade; (4) caixas com diferentes rochas que devem ser identificadas pelo tato; (5) maquete representando a zonação em um costão rochoso na qual os visitantes podem puxar e ler cartões com informações sobre diversos tipos de animais; (6) maquete evidenciando alguns tipos de algas marinhas e suas aplicações econômicas; (7) aquário virtual onde os visitantes podem "pescar" cartões representando predadores, abri-los e obter informações sobre presas; (8) móbile representando o equilíbrio ecológico; e (9) jogo no qual o visitante deve correlacionar diferentes materiais com seu tempo de degradação no ambiente marinho. Os painéis e a ficha de perguntas da atividade original também foram modificados. A atividade será apresentada ao público pela primeira vez em nossa Feira de Ciências. Será aperfeiçoada e, posteriormente, exibida na Estação Ciência. Mergulhe nessa atividade: venha se divertir e aprender mais sobre o ambiente marinho!
Agradecimentos aos colaboradores Flávio A.S. Berchez, Natália P. Ghilardi, Roberto Sakamoto (Instituto de Biociências da USP).

Fotos